A marca alemã integrou o capital da sua congénere croata em 2018 e poucos meses depois, em setembro de 2019, anunciou um aumento na participação daquela marca para 15%, mas volvido pouco mais de um ano há novo reforço no investimento da Porsche, mais 70 milhões de euros, para assim deter uma maior participação na companhia fundada por Mate Rimac, embora sem exercer qualquer controlo no processo de decisão.
“A Rimac está excelentemente posicionada em soluções de protótipos e pequenas séries. Mate Rimac e a sua equipa são parceiros importantes, especialmente no que toca a apoiar-nos no desenvolvimento de componentes. A Rimac está no seu caminho para se tornar um fornecedor de primeira linha para a Porsche e outros construtores no segmento de alta tecnologia”, refere Lutz Meschke, membro do conselho de administração da Porsche AG para a área de Finanças e Tecnologias. De acordo com aquele mesmo responsável, a Porsche “já procedeu às primeiras encomendas da Rimac para o desenvolvimento de componentes altamente inovadores”.

De notar que a Porsche já conta com participação em mais de 20 startups e em oito fundos de investimento com vista ao desenvolvimento de jovens companhias. “O nosso investimento na Rimac revelou-se absolutamente acertado”, acrescenta ainda Meschke, lembrando que a sua avaliação já aumentou por diversas vezes desde o investimento inicial da Porsche.
Por seu turno, Mate Rimac, fundador da marca automóvel, admite estar satisfeito com este reforço de investimento por parte da Porsche, admitindo tratar-se de “um privilégio ter uma das mais icónicas marcas de desportivos como parte da Rimac”. Porém, deixa também patente que é importante para ambas as companhias que se mantenha a independência em termos empresariais.

