Portugal é um dos países da Europa com maior abertura aos veículos elétricos, situando-se em oitavo entre os 22 que integraram um estudo sobre a preparação para a eletrificação nas estradas.

Conduzir um veículo elétrico (VE) é agora uma opção viável num número cada vez maior de países europeus, conclui uma nova pesquisa, publicada pela LeasePlan, antes do Fórum Económico Mundial que terá lugar na próxima semana em Davos.

De acordo com os dados retirados deste Índice, Noruega (34), Holanda (33), Suécia (29) e Áustria (28) são os países europeus melhor preparados para a revolução dos veículos elétricos. Portugal ocupa a oitava posição entre os 22 países analisados, com um total de 5487 elétricos registados (0,5% por 1000 habitantes) e uma quota de mercado de VE de 3,1%.

Pela primeira vez, todos os países estudados apresentam uma melhor pontuação do que no ano anterior, demonstrando uma maior preparação para os veículos elétricos em todo o continente, embora a taxa de preparação varie significativamente entre países. As melhorias na preparação para este tipo de mobilidade devem-se principalmente a um avanço na infraestrutura de carregamento e uma maior variedade de modelos disponíveis, proporcionando aos consumidores uma escolha real.

Entre os países que mais melhoraram estão a Finlândia, que ganhou sete lugares, Alemanha e Portugal, ambos com subidas de quatro lugares neste Índice, como resultado de uma melhor infraestrutura de carregamento, uma maior percentagem de registos de elétricos e incentivos governamentais mais atraentes.

A quota de mercado dos veículos elétricos está agora nos 3,1% em Portugal, 5,1% na Holanda, 5,2% na Finlândia e 7,6% na Suécia, enquanto a Noruega continua a ser o líder indiscutível com os elétricos a representarem 53% de todos os veículos recém-registados. Já no que diz respeito à maior rede pública de pontos de carregamentos disponíveis, a Holanda lidera (83,196), seguida da Alemanha (37,405) e da França (34,558). Quando adaptado à dimensão da população, os três principais países são agora a Holanda (4,8 postos de carregamento por 1000 habitantes), a Noruega (4,5) e o Luxemburgo (1,9).

Por seu turno, Áustria, Irlanda, Alemanha e Holanda obtêm a maior pontuação em termos de apoio governamental para veículos elétricos, incluindo subsídios de compra, benefícios fiscais de registo, benefícios de imposto de propriedade, benefícios fiscais para empresas e benefícios no IVA.

O Índice baseia-se em quatro fatores: a maturidade do mercado de VE (incluindo também os híbridos Plug-in), a maturidade da infraestrutura para elétricos, incentivos governamentais e a experiência da LeasePlan com VEs em cada país (tratando-se de um estudo desta entidade).

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