Cenário muito comum noutros países da Europa, os centros independentes de reparação e manutenção de automóveis da Ferrari eram uma miragem em Portugal. A situação altera-se agora com a abertura do primeiro especialista independente Ferrari no nosso país, que irá abrir as suas portas no concelho de Cascais.

Denominada NZN, esta oficina independente reúne a experiência, paixão e dedicação de três ex-colaboradores da rede oficial de concessionários da marca, que decidiram criar este espaço de raiz, dedicado a todos os modelos da Ferrari desde as origens, ou seja desde 1940 até aos dias de hoje.

O projeto pioneiro é fruto do espírito empreendedor de Nuno Bravo Martins, José Luis de Barros e Nuno Seabra Coelho, cujas iniciais ‘constroem’ o nome da empresa e da oficina reflete – o ‘N’ de Nuno, o ‘Z’ de Zé, diminutivo de José, e ‘N’ também de Nuno.

O primeiro Nuno, Bravo Martins, é mecânico com 19 anos de experiência num concessionário oficial Ferrari e um extensivo conhecimento técnico dos modelos e da
filosofia da marca, tendo mesmo ficado em no Top 10 dos melhores mecânicos Ferrari de todo o mundo em 2018. José Luís de Barros detém 17 anos de experiência num concessionário oficial Ferrari, para onde transitou desde a Alfa Romeo.

Especialista em clássicos e pré-clássicos, é responsável em Portugal pela manutenção na estrada de muitos modelos das décadas de 50, 60, 70 e 80. Por fim, Nuno Seabra Coelho tem formação em gestão informática e gestão de empresas, tendo sido responsável pelo departamento de peças de um concessionário oficial Ferrari durante 13 anos. Na NZN será o responsável pelo serviço ao cliente e gestão de oficina.

Da esquerda para a direita, Nuno Seabra Coelho, Nuno Bravo Martins e José Luís de Barros, fundadores da NZN.

Serviços especializados

Num espaço de 450 metros quadrados inserido na zona industrial da Abóboda, no concelho de Cascais, a NZN conta com três elevadores e máquinas de diagnóstico avançadas para todos os modelos da conceituada marca italiana de 1987 a 2019 (tratando-se dos anos em que a eletrónica passou a ser mais presente nos carros da Ferrari). A este respeito, a empresa explica que irá dispor apenas de peças e consumíveis originais e sancionados pela Ferrari.

Entre os serviços que disponibilizam aos seus clientes, a NZN apresenta opções como o NZN 145, serviço de verificação de 145 pontos a qualquer modelo Ferrari, com compromisso de entrega em 48 horas acompanhado do respetivo relatório do técnico (valor tabelado de 450€) ou o NZN Go, serviço de deslocação personalizada a casa do cliente em caso de imobilização do veículo, com ou sem software de diagnóstico mediante cada caso (valor tabelado de 350€ para a área metropolitana de Lisboa).

Embora seja exclusivamente um centro Ferrari, a NZN admite algumas exceções para veículos com motores de origem Ferrari, como são os casos de diversos Maserati da era Ferrari (3200, 4200, Quattroporte V, GranTurismo e GranCabrio), Grupo Fiat (Lancia Stratos, Fiat Dino, Fiat Dino Spider e Lancia Thema 8.32) e Alfa Romeo (8C Competizione e 8C Spider).

Crédito das imagens: Luis Viegas

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.