Num esforço conjunto, a PRIO, a administração do Porto de Aveiro e a Aveiport, empresa do Grupo ETE, trabalham em conjunto para acelerar a descarbonização daquele porto numa medida que visa, assim, complementar a transição energética efetuada ao nível dos transportes.

Depois de uma primeira fase-piloto de três meses (que termina no final de julho), em estreita colaboração com a administração do Porto de Aveiro, foi decidido alargar-se o projeto, estando previsto o fornecimento de Ecodiesel pela PRIO a todos os equipamentos motorizados a operar no porto. Este projeto será implementado ainda durante o mês de julho e visa reduzir em grande escala as emissões de CO2 em todo o porto de Aveiro.
A segunda fase prevê já a inclusão de mais dois equipamentos, estando a curto prazo prevista a instalação de um ‘skid’ (depósito de armazenagem e bomba de abastecimento), para alargar o fornecimento a toda frota e alcançar números ainda mais significativos de reduções de CO2.

De acordo com Carlos Baptista, diretor comercial da PRIO, “urge optar por alternativas que reduzam a pegada ecológica. Na PRIO acreditamos que a transição energética deve ocorrer de forma progressiva, de uma economia fóssil para uma economia verde”, acrescentando ainda que, “com a frota atual já se pode começar a fazer a diferença, mudando apenas a fonte de energia”. A visão de colaboração poderá não se esgotar aqui, conforme adianta Carlos Baptista, estando em avaliação outras formas de expansão de projetos para a sustentabilidade.

Ainda que, por regulamentação da IMO (International Maritime Organisation) os navios de hoje já utilizem combustíveis mais sustentáveis, o transporte marítimo é dos penalizadores para o ambiente, pelo que a PRIO tem vindo a assumir um esforço concertado para encontrar as melhores soluções para ajudar na descarbonização do transporte marítimo e ajudar os portos a encontrar soluções viáveis e imediatas para a Transição Energética.

“Importa agora estender essa iniciativa para os demais operadores do Porto de Aveiro e também para outros portos do país. A descarbonização fica mais fácil quando encontramos parceiros que partilham dos mesmos princípios”, explica ainda o responsável da PRIO.

Também os outros integrantes deste esforço conjunto se mostraram satisfeitos com mais este passo em frente para ajudar a reduzir as emissões de CO2 no Porto de Aveiro, que é um dos mais relevantes do país. Maria Manuel Cruz, responsável de Ambiente do Porto de Aveiro, adiantou que é importante tomar medidas que visem “contribuir para a descarbonização do porto e, neste caso concreto, para a redução das emissões provenientes das atividades portuárias pela utilização de biocombustíveis em equipamentos portuários da Aveiport”.

Por seu turno, Adolfo Paião, gerente da Aveiport, empresa do Grupo ETE, referiu que este projeto “é mais um passo, naquele que tem sido o contributo do Grupo ETE, no desenvolvimento da região de Aveiro, quer a nível económico, quer a nível ambiental, e onde está presente e em atividade há mais de 30 anos”.