Praticamente todas as marcas automóveis utilizam os chamados ‘concept cars’, ou protótipos, como formas de antecipar modelos futuros, quer em termos de tecnologia, quer em termos de linguagem de design. Nalguns casos, porém, os mesmos não passam de uma visão futurística que não pretende ter uma expressão real no mundo quotidiano.

É precisamente neste último grupo que se insere o Peugeot e-LEGEND, um dos concepts mais badalados do ano passado, cuja apresentação teve lugar no derradeiro Salão de Paris, em outubro de 2018. Este concept, cruzando as linhas do 504 Coupé clássico e o vanguardismo tecnológico do futuro, nomeadamente com uma motorização elétrica e capacidades de condução autónoma, espantou os observadores e levou a que se gerasse uma onda positiva pela sua passagem à produção.

Assim, decorre na Internet uma petição no site Change.org a pedir que o e-LEGEND passe o mundo ficcional para o real, com uma correspondente versão de produção em série. “Queremos que o façam”, lê-se na respetiva petição online que leva 57 mil assinaturas de internautas e que continua a crescer com o intuito de convencer os responsáveis da Peugeot a darem luz verde a uma eventual versão de produção em série.

Recorre a uma motorização elétrica capaz de debitar 456 CV/340 kW e 800 Nm de binário, o que lhe permite acelerar dos zero aos 100 km/h em menos de quatro segundos e atingir os 220 km/h de velocidade máxima.

A autonomia de até 600 quilómetros deve-se ao conjunto de baterias de 100 kWh de capacidade, sendo que 500 quilómetros podem ser restabelecidos de forma rápida (em menos de meia hora) graças ao método de carga por indução.

Autónomo ou manual

Também apostando na vertente tecnológica, o e-Legend recorre a um sistema de condução autónoma total, mas não esquece a possibilidade de dar ao condutor a possibilidade de exercer o controlo sobre o volante.

Em modo autónomo, este protótipo tem dois modos de atuação: o Soft, para uma condução mais relaxada, ou o Sharp, que torna as reações mais instintivas. Para o condutor, quando este aceita a tarefa de conduzir, existem igualmente dois modos: o Legend e o Boost, que replicam os anteriormente descritos de forma respetiva.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.