Quem quiser um Ferrari especial tem de esperar pelo menos cinco anos

09/07/2019

Uma das grandes fontes de receita para a Ferrari atualmente está na sua divisão de Projetos Especiais (‘Special Projects’, em inglês), tornando-se evidente que a marca italiana acertou na receita de sucesso. Tanto que a lista de espera para os seus modelos especiais é já de cinco anos.

Se na indústria automóvel uma das grandes modas é a da personalização, com cada vez mais construtores a disponibilizarem componentes, cores e combinações possíveis para os seus modelos, as marcas Premium e de luxo elevam essas categorias a novos patamares. Mais do que opções de pinturas ou de jantes, a Ferrari concebe e desenvolve automóveis de raiz, respeitando as vontades dos clientes a troco de somas avultadas.

Em declarações ao site Autocar, o diretor comercial e de marketing da Ferrari, Enrico Galliera, explicou que a procura por modelos únicos é tanta que, da parte da marca italiana, a lista de espera é de quatro a cinco anos: “esta gama de modelos é a que tem a lista de espera mais longa de todos os nossos produtos”.

O responsável da marca italiana adianta ainda que esta é uma experiência em que os clientes têm um tratamento privilegiado ao longo do processo de criação do seu carro de sonho, “sendo o pináculo da Ferrari”. No entanto, não basta uma carteira recheada e muita vontade de ter um automóvel único para se aceder a esta lista de candidatos a um Ferrari especial.

“São oferecidos apenas aos clientes de topo. Recebemos pedidos de clientes e não serão considerados a não ser que estejam num leque dos nossos 250 clientes ou assim”, acrescenta, assegurando que apenas serão revelados dois ou três veículos especiais por ano para assegurar a sua exclusividade e porque a capacidade de produção não o permite.

O mais recente modelo automóvel a sair da divisão de projetos especiais foi o P80/C, que é um modelo exclusivamente para utilização em circuito, demarcando-se pela sua agressividade nas linhas e pela capacidade técnica baseada no 488 GT3 de competição.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.