Qualquer Ferrari proposto a leilão é motivo de interesse para fãs e colecionadores de desportivos com história. Ou não estivessem vários automóveis da marca de Maranello no top 10 da lista de carros mais caros alguma vez vendidos em leilões.

Este raríssimo 575 GTZ Zagato não tem pretensões a entrar nesse grupo tão restrito de peças históricas comercializadas por dezenas milhões de euros, mas o seu valor e exclusividade são inquestionáveis. Trata-se de um de apenas seis produzidos com o cunho da Zagato, sobre a base técnica do Ferrari 575M Maranello. É uma das mais valiosas criações na história do preparador italiano, criada em meados da década passada, a pedido de um colecionador do Japão, e com o aval da Ferrari.

Foram apenas fabricados seis exemplares, todo sobre a base daquele que era à época o GT mais potente da firma italiana. Apesar do desenho totalmente novo, de linhas bastante mais arredondadas do que no 575M Maranello original, buscando inspiração no mítico 250 GT Tour de France, na edição especial manteve-se o V12 atmosférico de fábrica, com 5,7 litros de capacidade, a debitar 515 cv e 588 Nm de binário máximo, e associado a transmissão automática de 6 relações.

O modelo será leiloado, num evento promovido este mês pela RM Sotheby’s, com apenas 5.900 quilómetros inscritos no odómetro, acreditando a reputada leiloeira que o seu ótimo estado de conservação deverá autorizar a venda por valores entre 1,75 e 2,25 milhões de dólares.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.