A IONITY, rede de supercarregadores para veículos elétricos que está a ser desenvolvida em conjunto por uma série de fabricantes automóveis, anunciou uma nova estrutura de preços para o fornecimento de energia que terá por base o custo do kilowatt hora.

A rede, que foi pensada e estabelecida pelos Grupos BMW, Daimler AG, Ford Motor Company e Volkswagen, com a Audi e a Porsche, irá passar a oferecer os seus serviços de carregamento superrápido com um custo de 0,79 cêntimo por cada kWh no caso de não serem clientes de nenhum serviço particular mobilidade (MSP), como o Audi e-tron Charging Service, o Mercedes.Me Charge ou o BMW ChargeNow, apenas para mencionar alguns.

O conglomerado de construtores menciona em comunicado que a rede IONITY está “aberta para outros MSP que queiram oferecer esta rede aos seus clientes”. Ou seja, poderá ainda ganhar novos aderentes para a rede de carregamento rápido. Este preçário entrará em vigor a partir de 31 de janeiro.

O CEO da IONITY, Michael Hajesch, explicou que “o investimento significativo ajudou a estabelecer e a crescer a rede IONITY para tornar realidade a mobilidade a alta velocidade de longa distância dentro da Europa sem falhas. (…) Procurando acelerar a eletromobiliade, o nosso novo esquema de preços oferece um preçário viável economicamente e transparente pela Europa”.

Neste momento, a rede IONITY é composta por mais de 200 postos pela Europa (nenhum ainda em Portugal, estando a sua instalação na Península Ibérica a cargo da Cepsa), mas a entidade prevê que os seus carregadores capazes de funcionar a 350 kW possam cobrir 24 países da Europa no final de 2020, numa rede pensada para viagens de longa distância.