Nas Ilhas Faroé, tudo a postos para a inauguração da primeira rotunda subaquática na Europa.

Maiores, mais pequenas, suspensas e até subterrâneas, os portugueses já viram rotundas para quase para todos os gostos. Esta solução criada para ligar vias diferentes de forma mais ou menos ordenada, simples e segura, é bastante popular no nosso país, como na maioria dos países europeus, com a França em posição destaque, com 967 rotundas por milhão de habitantes… Mas é nas Ilhas Faroé que se encontra a mais original do Velho Continente, a única construída debaixo das águas do Atlântico.

A recém-inaugurada rotunda subaquática permite ligar a circulação rodoviária entre as 18 ilhas que forma aquele arquipélago, integrada no novo túnel com 11 quilómetros de distância que une por estrada as ilhas de Stremoy e Eysturoy.

Este túnel, com o nome Eysturoytunnelin, foi iniciado em 21 de febrero de 2017, e a conclusão da já famosa rotundo encerra as obras do projeto que permitirá aos automobilistas conduzirem desde a capital, Tórshavn (em Stremoy), a Runavik e Strendur (em Eysturoy) de forma bastante mais rápida: o trajeto foi encurtado de 55 para apenas 17 quilómetros e o tempo de viagem reduzido de cerca de uma hora para só 16 minutos. A inauguração oficial terá lugar no próximo dia 19 de dezembro.