Poucas peças, muita imaginação: Os alunos foram aprendendo à medida que o projeto avançava.
Eles tiveram de criar todas as peças de ligação do motor a partir do zero, a fim de construir o novo propulsor elétrico. "Graças à reutilização, reparação e reciclagem de peças e materiais, o projeto é um exemplo de economia circular".
O desenvolvimento de qualquer modelo é marcado pela superação de obstáculos, e o projeto do 600 elétrico não podia ser diferente. Os alunos de San Patrício e o seu professor enfrentaram muitos desafios, alguns deles sob muita pressão.
"Quando tivemos de entregar o carro, começou a sair fumo. Pensávamos que estava tudo perdido. Felizmente, decidimos não atirar a toalha. Naquele momento verificamos as conexões, vimos o que estava errado e substituímos o fusível que tinha queimado", afirma o professor.
Uma revolução no interior: A combinação de um modelo histórico e dos estudantes da Geração Z significou uma revolução no interior do veículo, que tem um ecrã táctil e controlo automático de iluminação.
"Tem sido muito interessante ver como os estudantes imaginam o carro do futuro e como o tornam realidade", diz o professor.
Desde que o SEAT 600 começou a ser vendido em 1957, tem sido um dos carros mais emblemáticos e queridos de Espanha. Para muitos, um símbolo de liberdade.
Os jovens de 18 anos, que não estavam familiarizados com a história do carro, "ficaram impressionados com o facto de uma família poder viajar lá dentro".
Os outros alunos da escola também estavam curiosos para ver se o carro realmente funcionaria. "Os mais surpreendidos foram os avós, que viram um carro do seu tempo reavivado com a mais recente tecnologia".
Elemento estético importante, os faróis também foram atualizados com unidades modernas para assinalar o rejuvenescimento do SEAT 600 às mãos deste alunos.
Modelo emblemático na história da SEAT, o 600 deu validade à máxima de que ‘nada se perde, tudo se transforma’ quando foi colocada nas mãos de 12 alunos para efetuarem a sua conversão num modelo 100% elétrico.
No total, foram precisas 150 horas de trabalho e dez peças novas para que a dúzia de alunos da Escola San Patricio de Madrid transformassem um SEAT 600 a gasolina num veículo totalmente elétrico. O desafio de eletrificação de um ícone da própria indústria espanhola partiu da imaginação de um professor, Manuel Amor, da disciplina de Tecnologia Industrial, que propôs a transformação de um carro histórico num carro elétrico. Neste caso, precisavam de um veículo pequeno e leve.
A razão era simples, de acordo com o professor, que viu nas dimensões compactas e no baixo peso deste modelo uma fórmula ideal para o seu projeto: “O 600 era perfeito porque ao pesar pouco precisámos de menos bateria e de um motor mais pequeno”.
a carregar vídeo
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.