A SEAT entra forte na mobilidade alternativa urbana com a associação à Segway para o desenvolvimento de soluções eficientes para lidar com o aumento de dimensões das grandes cidades.

A marca espanhola reconhece que existe não só uma redução no estacionamento dentro das cidades, mas também um aumento de restrições de circulação de automóveis, a que se associa ainda um número crescente de pessoas desinteressadas na aquisição de um veículo próprio, o que demonstra uma mudança de paradigma nos transportes.

A resposta da SEAT para esta situação é a eXS concebida em parceria com a Segway, que fará a sua estreia no Congresso Mundial de Cidades Inteligentes que irá decorrer entre os dias 13 e 15 de novembro, em Barcelona A parceria com a Segway deriva da vontade da criação de uma solução de mobilidade simples e eficiente, com a eXS a dispor de tecnologia desenvolvida pela companhia tecnológica para a sua ES2.

“Queremos que a SEAT seja um dos padrões na micromobilidade. Nesse sentido, o nosso objetivo é assegurar que todos aqueles que vivam num ambiente urbano fiquem familiarizados com as opções oferecidas pela SEAT para se deslocarem no interior da cidade de uma forma económica, sustentável, ágil e divertida”, refere o diretor de marketing e de produto da marca espanhola, Lucas Casasnovas.

a carregar vídeo

A eXS destina-se a funcionar como um veículo para as distâncias finais em cidade – comummente denominadas ‘last mile’, ou última milha – acedendo a locais onde os automóveis começam a ter o acesso restrito. Com rodas de 8 polegadas de diâmetro e suspensões à frente e atrás, esta trotinete consegue chegar aos 25 km/h, dispondo de comodidades como cruise control, ecrã LCD ou sistema antirroubo. A combinação de motor elétrico e bateria permitem-lhe cumprir os 45 quilómetros de autonomia.

A eXS poderá ser adquirida nos concessionários da marca já a partir de dezembro, com um custo de 599€, com Portugal a ser um dos países a receber este veículo antes do final do ano.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.