SEAT el-Born: Nascido para ser elétrico

01/03/2019

A SEAT revelou todos os detalhes e as primeiras imagens oficiais do concept para o veículo elétrico que terá por base a plataforma eletrificada MEB do Grupo Volkswagen. O el-Born mostra como será o primeiro elétrico da marca espanhola que chegará em 2020, com a sua revelação agendada para o Salão de Genebra.

As semelhanças com ID Hatch da Volkswagen são evidentes, embora a interpretação oriunda da Península Ibérica tenha um visual mais desportivo, como é apanágio da SEAT. Destaque para as jantes de 20 polegadas de estilo ‘Turbina’ que ajudam à eficácia aerodinâmica durante o rolamento, notando-se também a preocupação para criar superfícies limpas sem atritos aerodinâmicos. A este respeito, aponta a criação de uma ‘cortina de ar’ no design para melhorar a aerodinâmica.

Quanto à vertente técnica, o el-Born recorre a uma motorização capaz de debitar 204 CV de potência, tirando partida de uma bateria de 62 kWh na versão de ponta, conseguindo acelerar dos zero aos 100 km/h em 7,5 segundos, para uma autonomia estimada em ciclo WLTP de 420 quilómetros. O carregamento pode ser feito a velocidades até aos 100 kW em carga DC, carregando de zero a 80% em apenas 47 minutos, segundo a SEAT.

Para tornar a sua eficiência energética ainda mais completa, o el-Born beneficia de um sistema de gestão térmica com bomba de calor, evitando dessa forma a utilização de consumo energético correspondente a 60 quilómetros de condução.

No interior, onde o desenho e a construção parecem estar bastante aproximados de uma versão de produção em série, o el-Born recorre, por exemplo, a instrumentação mais comum e a um ecrã central para o sistema de infoentretenimento com 10 polegadas e conectividade avançada.

“A mobilidade está a evoluir e, com ela, os carros que conduzimos. A SEAT está na linha da frente desta mudança e o el-Born corporiza as tecnologias e a filosofia de design que nos vai ajudar a ir ao encontro dos desafios que vamos enfrentar no futuro”, refere Luca de Meo, presidente da SEAT.

Mantendo uma tradição da SEAT, o el-Born inspira-se num dos bairros mais carismáticos de Barcelona, tendo inspirado os designers e engenheiros da marca espanhola. Contudo, a sua produção não será feita em Espanha, mas sim em Zwickau, na Alemanha, esperando-se que chegue aos mercados em 2020. A SEAT será a segunda marca a apresentar um modelo elétrico com base na plataforma MEB, depois da Volkswagen, com o seu ID.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.