A Everrati criou um Porsche 911 (964) RSR elétrico que, sem motor de combustão, procura manter a experiência de condução em linha com os pergaminhos da marca germânica.

Definindo-se como uma companhia dedicada a criar ícones automóveis à prova do futuro, a Everrati Automotive Limited dedicou-se a um trabalho de grande exigência – homenagear um dos Porsche mais raros, criando uma derivação elétrica e efetuando, ao mesmo tempo, uma série de ajustes para reduzir o peso e incrementar a dinâmica de condução.

Lançado em 1993, o 911 Type 964 RSR 3.8 é uma das versões mais raras da geração 964, com apenas 51 exemplares produzidos deste modelo apto para competição, com tração traseira e carroçaria alargada. Na sua época, fez renascer a sigla RSR que simbolizava as versões mais orientadas para a competição automóvel.

No caso do modelo trabalhado pela Everrati, a base foi um 911 (964) ‘normal’, com o trabalho a passar pela criação de uma homenagem repleta de detalhes de baixo peso, respeitando a herança do 964 RSR original. Assim, suprimiram-se os bancos traseiros, instalando-se ao mesmo tempo uma ‘roll cage’ no interior, ao passo que os bancos dianteiros de série foram trocados por bacquets de baixo peso com couro proveniente de fontes baixíssimas em carbono. A carroçaria foi alargada artesanalmente e beneficia de componentes em fibra de carbono, mantendo assim o peso sob controlo.

No exterior, destaque aqui para as jantes HRE de baixo peso de 18 polegadas, não faltando ainda um vistoso aileron traseiro inspirado pelo do modelo original.

Sob a carroçaria está um pack de baterias de 63 kWh com especificações semelhantes às de um construtor, já na segunda geração de tecnologia, com melhorias na gestão, refrigeração e na eficiência com que entrega a potência. Os motores elétricos de alta performance transmitem a sua potência às rodas traseiras (com ajuda de diferencial autoblocante), o que lhe permite acelerar dos zero aos 96 km/h em 3,7 segundos, para uma autonomia superior a 320 quilómetros.

Este modelo conta ainda com suspensão adaptativa TracTive com possibilidade de acertos múltiplos e desenvolvida para melhorar a dinâmica de condução, a par do conforto, quer em estrada, quer em pista.

“Esta excitante adição à nossa gama de 911 redefinidos e eletrificados é, sem dúvidas, a mais focada na condução. Prestando homenagem a um modelo lendário de há três décadas, o nosso ‘RSR’ ganha pulso de atleta com uma série de melhorias de baixo peso, resultando numa experiência sem paralelo que combina o melhor do design clássico com performance moderna sem emissões”, refere Juntin Lunny, CEO da Everrati.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.