O Salão de Tóquio está prestes a começar e com ele surgem diversos concepts das marcas nipónicas, que procuram mostrar um pouco do que será o seu futuro – e o da indústria – nos anos vindouros. Mas no caso da Daihatsu, marca integrada no Grupo Toyota, este DN Compagno parece querer levar o conceito de concept um pouco mais além.

Misturando um estilo retro com uma imagem futurista que se pode considerar estranha e, ao mesmo tempo, ousada, o DN Compagno é uma berlina que ostenta um visual de cúpula na parte superior do habitáculo, parecendo exatamente uma recriação da forma como os visionários da década de 1950 e 1960 imaginavam os carros dos dias de hoje.

A marca assume que a inspiração deste seu concept foi retirada do Compagno lançado precisamente na década de 1960, mas a sua linha de cintura muito reta, acompanhada pelo tejadilho muito curvo, tornam este DN Compagno numa experiência visual definitivamente única.

Entre a dianteira e a traseira existe alguma distinção, uma vez que na frente parece haver um aspeto de modernidade e do pilar B para trás existe um visual muito antiquado, destacando-se ainda os puxadores das portas traseiras escondidos no pilar C. Este Daihatsu conta com um sistema híbrido em que um motor de 1.2 litros é associado a uma unidade elétrica e a uma caixa CVT.

Este será apenas um dos vários concepts que a Daihatsu vai ter em exposição no certame nipónico, uma vez que a marca terá ainda o DN Trec, uma espécie de crossover inspirado num citadino com altura ao solo elevada e menos de quatro metros de comprimento para um aspeto compacto mas robusto.

O seu visual, bem mais ocidental, acaba por mostrar uma linha de estilo jovial que segue aquilo que outras marcas fizeram para cativar faixas de clientes mais jovens, como é o caso da Nissan com o Juke ou da Renault com o Captur. Tal como o Compagno, o TREC Concept contará com motorização híbrida a gasolina, mas também com um motor de 1.0 litro turbocomprimido. Noutro âmbito, o DN MultiSix antevê um modelo de seis lugares com um motor de 1.5 litros e uma caixa CVT com formato exterior de um crossover, este último com 4.3 metros de comprimento.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.