Num acordo que pretende ser vantajoso para ambas as partes, o Grupo Stellantis anunciou um investimento de 1.5 mil milhões de euros na chinesa Leapmotor, tornando-se acionista estratégico (cerca de 20% de participação) com vista a acelerar a expansão da marca chinesa, mas também a implementação das marcas do grupo no concorrido mercado chinês.

Aproveitando os pontos fortes de ambas as empresas, a Stellantis e a Leapmotor dão origem a uma relação estratégica global que visa criar uma unidade de mobilidade de veículos elétricos altamente competitiva e eficiente na China e em todo o mundo.

O acordo também prevê a criação da Leapmotor International, uma joint venture liderada pela Stellantis (51%/49%) que tem direitos exclusivos para a exportação e venda, bem como para o fabrico, de produtos Leapmotor fora da ‘Grande China’. A parceria visa impulsionar ainda mais as vendas da Leapmotor na China, o maior mercado do mundo, ao mesmo tempo que aproveita a presença comercial global da Stellantis para acelerar significativamente as vendas da marca Leapmotor noutras regiões, começando pela Europa.

Por seu turno, a Stellantis pretende aproveitar o ecossistema de veículos elétricos altamente inovador e rentável da Leapmotor na China para ajudar a cumprir os principais objetivos de eletrificação do Dare Forward 2030, com a possibilidade de explorar ainda mais sinergias mutuamente benéficas. A joint venture espera iniciar as exportações no segundo semestre de 2024.

As duas empresas consideram que a oferta de produtos de veículos elétricos da Leapmotor complementa a atual tecnologia e o portefólio de marcas icónicas da Stellantis e trará soluções de mobilidade mais acessíveis aos clientes em todo o mundo. A Stellantis terá dois lugares no Conselho de Administração da Leapmotor e nomeará o CEO da joint venture Leapmotor International.

“À medida que se desenrola a consolidação entre as empresas emergentes de veículos elétricos na China, torna-se cada vez mais evidente que um conjunto de empresas eficientes e ágeis da nova geração de veículos elétricos, como a Leapmotor, virá a dominar os segmentos principais na China”, disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares. “Acreditamos que é o momento perfeito para assumir um papel de liderança no apoio aos planos de expansão global da Leapmotor, um dos mais impressionantes novos atores de VE que tem uma mentalidade empreendedora e tecnológica semelhante à nossa. Através deste investimento estratégico podemos preencher um espaço vazio no nosso modelo de negócio e beneficiar da competitividade da Leapmotor, tanto na China como fora dela”, complementou o português.

Arrojo da China

A Leapmotor é uma das líderes tecnológicas chinesas em veículos de novas energias (New Energy Vehicles), com um modelo de integração vertical único e um conjunto completo de capacidades internas de I&D e de fabrico, o que lhe permite responder rapidamente às necessidades dos clientes.

“Acreditamos em parcerias vantajosas para todos, formadas por intervenientes fortes num ambiente em rápida evolução. Ao trabalhar com a Stellantis, continuaremos a ser inovadores e criativos em termos de sinergias tecnológicas e comerciais e levaremos os veículos elétricos da Leapmotor para o mercado mundial”, afirmou o fundador e CEO da Leapmotor, Zhu Jiangming.

Focada no mercado de gama média-alta, sendo o maior segmento e de crescimento mais rápido na China, a Leapmotor entregou aproximadamente 111.000 unidades de veículos NEV em 2022. Nos próximos três anos, espera-se que o plano de produtos da Leapmotor cubra toda a gama de segmentos de A a E, com base numa arquitetura técnica com três plataformas altamente escaláveis com grupos propulsores BEV e EV com extensor de autonomia.

A Leapmotor foi a primeira empresa dedicada aos veículos elétricos a implementar a tecnologia Cell-to-Chassis em grande escala e, a sua nova arquitetura elétrica e eletrónica Four-Leaf Clover Leap 3.0, controlada centralmente, consegue uma colaboração perfeita e eficiente entre os principais componentes dos veículos elétricos inteligentes.