A Stellantis anunciou um plano um plano de investimento recorde no valor de 5.6 mil milhões de euros na América do Sul, a aplicar entre 2025 e 2030, naquele que será o maior investimento de sempre na história da indústria automóvel sul-americana.

Com um plano de expansão atualmente em curso, a Stellantis, liderada por Carlos Tavares, prepara um fortíssimo investimento no Brasil, dando mais peso à sua presença na América do Sul. Os investimentos previstos apoiarão o lançamento de mais de 40 novos produtos durante o período, bem como o desenvolvimento de novas tecnologias bio-híbridas, tecnologias inovadoras de descarbonização em toda a cadeia de abastecimento automóvel e novas oportunidades estratégicas de negócios.

Como parte do seu plano estratégico ‘Dare Forward 2030’, a Stellantis vai investir mais de 50 mil milhões de euros em eletrificação ao longo da próxima década e tem como ambição tornar-se numa empresa com zero emissões líquidas de carbono até 2038, incluindo todos os âmbitos da empresa, com uma compensação percentual de um dígito das emissões restantes.

A América do Sul desempenha um papel de liderança no “terceiro motor” – a agregação dos segmentos da América do Sul, Médio Oriente e África, China e Índia e Ásia-Pacífico – e é um contribuinte próspero para o crescimento das metas de receitas da Stellantis fora da América do Norte e da Europa.

“Este anúncio solidifica a nossa confiança e compromisso com o futuro da indústria automóvel sul-americana e é uma resposta ao ambiente de negócios local que é favorável”, disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, ao fazer este anúncio. “Como parte fundamental da nossa estratégia de crescimento do ‘terceiro motor’ da empresa, a América do Sul assumirá um papel de liderança na aceleração da descarbonização da mobilidade, em conjunto com os nossos funcionários, a nossa cadeia de abastecimento e os nossos parceiros”, completou.

Novas tecnologias bio-híbridas

Um dos pilares deste investimento será o da tecnologia Bio-Hybrid, que combina a eletrificação com motores alimentados por biocombustíveis (etanol) em três níveis diferentes. A unidade da Stellantis em Betim, Brasil, é o centro global de especialização da empresa para a tecnologia Bio-Hybrid. A Stellantis, sob a marca Fiat, foi pioneira no desenvolvimento e aplicação da tecnologia de motores a biocombustíveis que utilizam 100% de etanol. No futuro, a região também produzirá um veículo elétrico a bateria (BEV).

A produção dos primeiros veículos equipados com a tecnologia Bio-Hybrid é flexível e pode ser integrada em vários modelos fabricados pela Stellantis. É compatível com todas as linhas de produção da empresa na região. A tecnologia Bio-Hybrid é suportada por três grupos motores híbridos que serão gradualmente produzidos e introduzidos no mercado: Bio-Hybrid (e transmissões eletrificadas de dupla embraiagem Bio-Hybrid eDCT), Bio-Hybrid Plug-In e BEV (100% elétrico). As novas tecnologias híbridas começarão a estar disponíveis no final de 2024.

O fortalecimento da Stellantis na América do Sul

A Stellantis é o líder nos três principais mercados da América do Sul: Brasil, Argentina e Chile. No ano passado, as vendas totais da Stellantis na região ultrapassaram 878.000 veículos, com uma quota de mercado de 23,5%. A empresa é líder de vendas no Brasil, com 31,4% de quota de mercado, e mantém a liderança nas vendas de veículos comerciais ligeiros na América do Sul, com 28,6% de quota de mercado. A Fiat é a marca mais vendida no Brasil e na América do Sul e a pick-up Fiat Strada é o veículo mais vendido no país e na região.

Com este investimento, a Stellantis estará cada vez mais preparada para conceber, desenvolver e produzir automóveis modernos na região, expandindo também a sua atividade. Na Argentina, por exemplo, a empresa adquiriu uma participação de 19,9% na Argentina Litio y Energía S.A., um passo significativo para a criação de um cluster de materiais de bateria sustentáveis para cumprir os objetivos de eletrificação delineados no seu plano global.

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