A criação da Stellantis, que será o quarto grupo automóvel a nível mundial recebeu luz verde por parte dos acionistas dos Grupos PSA e Fiat Chrysler Automobiles (FCA), havendo já uma data prevista para a conclusão do processo: 16 de janeiro de 2021.

A proposta de fusão entre as duas companhias, que dará origem ao quarto maior grupo automóvel em termos de volume de vendas, foi submetida a votação pelos respetivos acionistas, acabando por receber uma aprovação por “esmagadora maioria”, de acordo com um comunicado conjunto emitido entretanto. Com efeito, a fusão foi aprovada com mais de 99% dos votos favoráveis, pelo que a criação da Stellantis N.V. está praticamente assegurada, até porque também já recebeu autorização por parte das autoridades europeias anti-concorrência.

Os acionistas da FCA aprovaram também resoluções complementare relacionadas com a fusão, incluindo a adoção dos futuros estatutos da Stellantis e a nomeação dos membros do Conselho de Administração da Stellantis anteriormente anunciados, com efeitos, em ambos os casos, a partir do dia seguinte à realização da fusão. Tal como previsto, Carlos Tavares, atual CEO do Grupo PSA, será o CEO também do novo grupo automóvel resultante desta fusão.

Após a aprovação de hoje pelos acionistas e da receção das autorizações regulamentares finais ao longo do último mês, nomeadamente, por parte da Comissão Europeia e do Banco Central Europeu, a FCA e o Groupe PSA preveem concluir a fusão já no dia 16 de janeiro de 2021.

As ações ordinárias da Stellantis começarão a ser negociadas na Euronext, de Paris, e no Mercato Telematico Azionario, em Milão, na segunda-feira, dia 18 de janeiro de 2021, e na Bolsa de Nova Iorque na terça-feira, dia 19 de janeiro de 2021.