Pode parecer incrível, mas a maior comunidade de adeptos do Renault Kangoo está bem longe do local onde são produzidos (Maubege, em França). Com efeito, nem sequer se encontra no continente europeu, mas sim no Japão, onde todos os anos milhares de entusiastas deste popular modelo se encontram para o que é conhecido como ‘Kangoo Jamboree’, um encontro que se transformou numa festa de celebração em torno de um modelo. ‘Subarashii’*!

Não é comum que um automóvel de tipo MPV tenha direito a um encontro de entusiastas tão grande e diversificado como o Kangoo. Mas esse é apenas mais um dos feitos deste Renault que foi lançado originalmente pela marca francesa há 25 anos, tendo vendido já bem mais de quatro milhões de unidades para 50 países. Outro feito.

O design prático e compacto de um MPV (Multi-Purpose Vehicle) com uma porta deslizante lateral e diversas soluções pensadas para melhorar a ergonomia e a qualidade de vida a bordo foram argumentos que levaram milhões de clientes a optarem pelo Kangoo, embora seja justo reconhecer que a grande maioria tenha sido adquirida para fins profissionais. Mas o lazer não fica para trás e no Japão tem-se o expoente máximo daquilo que é possível fazer em torno de um modelo.

De todos os países que vendem o Kangoo, o Japão é o que o celebra da forma mais original. A loucura local por este automóvel cresceu rapidamente e, em 2009, os fãs decidiram criar um encontro para partilhar a sua paixão pelo automóvel francês, reunindo o maior número possível de pessoas.

Atualmente, o ‘Kangoo Jamboree’ já vai na sua 14ª edição, assumindo-se definitivamente como o maior encontro de Renault Kangoo do mundo, com mais de 2000 exemplares de diferentes gerações do Kangoo a marcarem presença na base do emblemático Monte Fuji, mesmo com a chuva a acompanhar. Naturalmente, entre dois milhares de unidades, há também espaço para troca de insígnias, dar a conhecer negócios ou hobbies particulares com base nos Kangoo.

Além da presença dos automóveis, este convívio atrai, naturalmente, muitos visitantes e curiosos, com a edição de 2023 a contar com a visita de mais de 5000 pessoas.

A Renault já reconheceu a importância deste evento e está também associada à organização, tendo aproveitado o ‘Jamboree’ deste ano para apresentar localmente o novo Grand Kangoo de sete lugares e a nova série limitada local Urban Grey.

O lançamento desta nova edição foi oficializado pelo Presidente da Renault Japão, Junpei Ogawa, e pelo Presidente da Câmara da cidade de Yamanaka-ko, na presença de Heinz-Jürgen Löw, SVP da Renault VCL, Thierry Plantegenest, Diretor de Vendas e Marketing da Renault VCL e Florent Pichereau, responsável pelo lançamento do Kangoo da Renault VCL.

Em declarações prestadas no local, o Heizn-Jürgen Löw, salientou a importância do mercado japonês e agradeceu a paixão dos entusiastas locais.

“É uma honra para mim participar no Kangoo Jamboree 2023 e revelar pela primeira vez o novo Renault Grand Kangoo ao público japonês. Gostaria de agradecer a todos os fãs que participam neste evento e que partilham a sua paixão pelo Kangoo e os valores deste veículo: família, modularidade e inovação. Estou convencido de que a terceira geração será tão popular como as suas antecessoras e que continuaremos a celebrar este veículo no ‘Kangoo Jamboree’”, referiu.

*’Subarashii’: adjestivo japonês que indica algo que é incrível ou espetacular.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.