O ano de 2020 marca o centenário da Suzuki, marca japonesa que tem diversos ramos de atividade e que se destaca também pelos seus automóveis. A ideia para marca surgiu pela criatividade e esforço de Michio Suzuki ainda na primeira metade do século XX.

O negócio da Suzuki começou em março de 1920, com a criação de teares para tecidos, que se tornaram progressivamente mais avançados até à década de 1950, ao longo da qual se registou um declínio na indústria do algodão. Mas, já antes a Suzuki se aventurava no setor das quatro rodas, com o desenvolvimento do primeiro carro datado de 1937, num projeto que seria arquivado devido ao advento da Segunda Guerra Mundial, na qual o Japão também tomou parte como uma das partes beligerantes mais importantes.

O regresso à atividade da Suzuki deu-se em 1954, com o estabelecimento da Suzuki Motor Co. assente no espírito ‘Yaramaika’, ou seja, ‘vamos a isso’ com Michio Suzuki a fomentar a pesquisa por novas soluções e outras tecnologias. Rapidamente, voltaram ao desenvolvimento de projetos para veículos de quatro rodas, investigando as soluções de outras marcas, conseguindo produzir o primeiro carro, o Suzulight.

 

Como o primeiro nome indica, o Suzulight era ligeiro, pesando pouco mais de 500 kg com um motor de dois cilindros de 360 cc e 15 CV de potência. Foi também o primeiro carro no Japão com um esquema de motor dianteiro e tração dianteira. Este era um carro encaixado na categoria dos ‘kei cars’, ou seja, os pequenos carros de baixa cilindrada para uso essencialmente em cidade. Os testes de desenvolvimento em estrada iniciaram-se logo aí e, ainda na fase de protótipo, cumpriu 300 quilómetros pelas montanhas de Hakone, entre Hamamatsu e Tóquio, por estradas ainda não pavimentadas.

Esse carro seria entregue depois ao Presidente da autoridade automóvel do Japão, a Yanase Auto, que recebeu a comitiva já bastante tarde. Impressionado pela robustez do carro, deu autorização à marca para que passasse à produção em série do modelo.

A produção teve início em outubro de 1995, com um registo inicial de três ou quatro carros por mês, mas no início de 1956 já o volume aumentava para 30 unidades. Em 1959, surgiu o Suzulight TL, também com esquema de tração dianteira e motor dianteiro com dimensões compactas, mas bastante espaço a bordo. O motor, o mesmo de 360 cc, tinha já um valor de 21 CV às 5500 rpm. Em dezembro de 1959, apenas três meses depois do seu lançamento, a sua produção mensal era já de 200 unidades, selando o ano fiscal de 1960 com um total de 5824 unidades produzidas.

Hoje, a estratégia da marca permanece fiel a esse espírito de carros funcionais e de baixo peso, de que são exemplo na Europa modelos como o Swift, o Vitara ou o Alto.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.