A empresa portuguesa Hellonext desenvolveu um carregador compacto ultrarrápido para veículos elétricos que se destaca por ser um dos mais potentes do mercado, com uma capacidade até 480 kW que permitirá assim rivalizar com os abastecimentos de combustível nos carros a motor de combustão interna.

O H2 480 foi revelado pela Hellonext, empresa do Grupo Petrotec, no Salão EV de Londres, no Reino Unido, um dos maiores eventos mundiais dedicados à mobilidade elétrica, sendo apresentado como uma forma de acelerar a confiança nos veículos elétricos, já que o tempo de carregamento passa a rivalizar com o abastecimento de combustível em veículos de combustão, mas desde que o automóvel assim permita. Recorde-se que os elétricos estão limitados na sua capacidade de carregamento pela arquitetura elétrica interna à data em que foi produzido.

De acordo com a Hellonext, seria possível ‘abastecer’ um elétrico de zero a 80% do estado de carga da bateria em cerca de dez minutos com este carregador ultrarrápido que sobressai pelos 480 kW de potência máxima e pela área de ocupação muito reduzida.

Disponibilizando potências de carregamento entre os 240 kW e os 480 kW, através de módulos internos de 40 kW, o H2 480 permite o carregamento de até quatro veículos em simultâneo, com um controlo dinâmico da potência em cada conector. Também ao nível da eficiência energética este novo equipamento da Hellonext apresenta vantagens, graças à minimização das perdas energéticas no processo de carregamento do veículo.

A interação com o utilizador decorre de forma intuitiva por intermédio de quatro ecrãs – um ecrã tátil de 21.5 polegadas e um ecrã de comando de 7.0 polegadas, colocados em cada uma das duas faces do equipamento. Os cabos de 300 A têm refrigeração a ar (ou líquida, caso se empreguem opcionalmente cabos de 500 A). O H2 480 opera com os principais tipos de standards de carregamento para EV, na Europa: CCS e CHAdeMO.

As atualizações de software e o controlo de estado do equipamento podem ser feitas remotamente, via Wi-Fi, Ehternet ou 4G, assim como a própria gestão dos conteúdos multimédia para publicidade. De acordo com a companhia lusa, os padrões de segurança do H2 480 não foram descurados, cumprindo com as certificações IK 10 (grau de resistência a impactos) e IP 55 (nível de proteção contra a entrada de resíduos e humidade).