A Tesla irá cortar milhares de postos de trabalho (7%) de forma a reduzir os seus custos e aumentar dessa forma a produção do Model 3 em versões de acesso e de menor rentabilidade para a marca americana.

De acordo com um comunicado enviado por Elon Musk a todos os seus empregados, a necessidade de produzir a variante intermédia do Model 3 (mais acessível) a partir de maio para chegar a todos os mercados obrigou a tomar esta decisão, atendendo ao facto de que a partir de 1 de julho os incentivos fiscais direcionados aos veículos da Tesla ficarão ainda mais reduzidos antes de serem extintos no final do ano.

Esta circunstância obriga a Tesla a providenciar versões mais acessíveis para os seus clientes, com a companhia a acreditar que o facto de poder chegar a mais pessoas poderá aumentar a rentabilidade a médio-prazo.

“Neste momento, a nossa proposta mais acessível é o Model 3 de média autonomia com sistema de som e interior premium a 44 mil dólares. A necessidade de variantes mais baratas do Model 3 torna-se ainda maior a 1 de julho, quando o incentivo fiscal é cortado para metade, tornando o nosso carro 1875 dólares mais caro, e uma vez mais no final do ano, quando o incentivo for extinto por completo”, lê-se no comunicado, adiantando ainda que “a estrada à frente é muito difícil”.

A Tesla explica que “tentar construir produtos acessíveis de energia limpa em grande escala requer esforço extremo e criatividade implacável, mas ser bem-sucedido na nossa missão é essencial para assegurar que o futuro é positivo, pelo que devemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para avançar a causa”.

Assim, a marca americana indica que irá reduzir a sua força de trabalho efetiva em 7% e manter apenas os temporários mais essenciais. Apesar do corte laboral, a marca espera conseguir melhorar a produção do Model 3 para alcançar uma economia de escala mais rentável. Musk refere, também, que o ano de 2018, sendo o mais desafiante da sua história, foi também um ano no qual houve lugar à contratação de 30% dos seus empregados, que “foi mais do que poderia suportar”.

“Um volume maior e melhorias no design de produção são cruciais para que a Tesla atinja as economias de escala necessárias para produzir o modelo de autonomia base e interior base de 35 mil dólares e continuar a ser uma companhia viável. Não há outra maneira”, lê-se no comunicado. Anteriormente, em junho, já tinha havido um corte de 9% no número de trabalhadores da Tesla.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.