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Tesla com perdas recorde no trimestre reajusta metas de produção para o Model 3

5,6 segundos - aceleração até aos 96km/h (0-60milhas por hora)
346km – autonomia anunciada, o equivalente a 215 milhas
400.000 - unidades já encomendadas com reserva segundo dados revelados recentemente pela marca
Carregamentos pagos - fim do acesso livre aos superchargers, como já anunciado pela marca
396L - capacidade na bagageira
15’’ - dimensão do único ecrã disponibilizado no modelo
100 - possibilidades de personalização (contra mais de 1500 do Model S)
Meio de 2018 - data prevista das entregas para os clientes que façam hoje a encomenda, bem mais que os 30 dias para receber um Model S.
Chassis de Alumínio, suspensão pneumática inteligente e filtro de ar HEPA são algumas das características que permanecerão exclusivas para o Model S

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A Tesla realinhou as expectativas de produção para o novo Model 3, berlina elétrica que tem tido um arranque de produção bastante complicado, anunciando igualmente aquele que foi o seu pior resultado financeiro trimestral.

Antes do lançamento do Model 3, a Tesla tinha estabelecido uma meta de 5000 unidades produzidas por semana no mês dezembro, aumentando gradualmente ao longo dos meses para conseguir dar resposta à elevada procura deste seu novo modelo (que em agosto tinha mais de 450 mil reservas). Contudo, em virtude dos muitos constrangimentos que têm sido encontrados pela companhia americana na linha de montagem, essa estimativa foi adiada para o final do primeiro trimestre de 2018 (março), com os analistas a apontarem, desta forma, o falhanço de mais um prazo estabelecido pela Tesla.

Contudo, depois de ter referido anteriormente pela rede social Twitter que o Model 3 estava num “inferno de produção”, sem avançar grandes explicações, Elon Musk foi agora mais expansivo, explicando que o problema está na linha de montagem das baterias da fábrica do Nevada, conhecida como ‘Gigafábrica’. Para contornar essa dificuldade, a Tesla irá reduzir a produção dos Model S e Model X em 10% no último trimestre e irá alocar mais gente à produção do Model 3. A questão da soldadura de aço também não foi retirada da equação, com a Tesla a ter problemas também nesse capítulo.

Ainda assim, concedeu, não tem uma data específica para a obtenção de um ritmo normal – e desejado – da produção para essa nova berlina, cuja importância é fundamental para o destino da Tesla. Recorde-se que, desde o início de produção do Model 3, apenas se produziram 260 unidades desse veículo no terceiro trimestre quando a estimativa inicial era de 1500 unidades nesse mesmo período.

Resultados sombrios

O anúncio foi feito no mesmo dia em que se ficaram a conhecer os resultados financeiros da Tesla no terceiro trimestre de 2017, alcançando o seu pior desempenho de sempre, passando de lucros de 20 milhões de euros em igual período do ano passado para prejuízos de 575 milhões de euros (671 milhões de dólares) no Q3 deste ano.

A marca relacionou este resultado financeiro com o investimento feito para o lançamento e produção do novo Model 3, não obstante um aumento nas receitas em 30% para os 2.55 mil milhões de euros (2.98 mil milhões de dólares).

Contudo, o investimento feito na fábrica para a produção do Model 3 (no valor de cerca de 1.2 mil milhões de euros) e o pagamento de um crédito anterior (278 milhões de euros) levaram a companhia de novo para números que estão longe de ser positivos.