Segundo os dados avançados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), as vendas de automóveis elétricos avançaram em Portugal em 2023, crescendo 101,9% no caso dos ligeiros de passageiros. O grande quinhão de vendas de ligeiros de passageiros elétricos pertence à Tesla, que vendeu 9329 unidades em 2023 e obteve uma quota de mercado na ordem dos 25,64%.
A maior capacidade de produção e o ritmo de entregas melhorado por parte da marca americana possibilitou-lhe um aumento exponencial das matrículas, nomeadamente no caso dos Model 3 e Model Y, que continuam a ser os principais modelos elétricos vendidos, com muito peso no setor empresarial.
A BMW foi a segunda marca que mais automóveis ligeiros de passageiros matriculou, com 3480 registos, bastante longe da Tesla, com uma quota de mercado de 9,56%, ainda assim também destacada face à Peugeot, que foi a terceira marca que mais elétricos vendeu no ano passado em Portugal, com 2471 unidades, para uma quota de mercado de 6,79%, pouco à frente da Mercedes-Benz e da Volkswagen, as quais ficaram nas duas posições imediatamente seguintes: a primeira com 2408 matrículas e 6,62% de quota e a segunda com 2372 matrículas e 6,52% de quota.
Seguem-se Renault (1686 matrículas), Audi (1624), Volvo (1353), Dacia (1254) e Citroën (1012), completando estas o top 10 das vendas de automóveis 100% elétricas. De fora deste conjunto fica a Nissan, que depois de anos de predomínio em virtude da pouca oferta concorrente, matriculou 842 veículos 100% elétricos.
Curiosamente, existe ainda o registo de um Nio, marca que, oficialmente, ainda não se encontra presente no nosso país.