A Tesla voltou a ser a marca que mais automóveis ligeiros de passageiros elétricos vendeu em janeiro de 2024, ficando à frente da BMW e da Mercedes-Benz, as duas marcas que se seguiram na tabela de vendas. Já no mercados dos plug-in híbridos (PHEV) e dos híbridos não recarregáveis na tomada (HEV) as marcas mais vendidas foram a Mercedes-Benz e a Toyota, respetivamente.

De acordo com os dados mais recentes da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), a Tesla foi a marca que mais automóveis 100% elétricos vendeu em Portugal, com um total de 549 unidades, crescendo 138,7% face ao mesmo mês do ano anterior. Também com valores de crescimento significativos, BMW e Mercedes-Benz ficaram nas duas posições seguintes, com 325 (+68,4%) e 181 (+86,6%) unidades matriculadas, respetivamente.

Em quarto lugar ficou a Volvo, com 170 elétricos matriculados (menos 15,4% do que face ao mesmo mês do ano passado), ao passo que Volkswagen e a BYD completaram a lista das seis marcas mais vendidas no que diz respeito a elétricos, com 155 e 128 matrículas, respetivamente.

O cenário muda, naturalmente, de figura quando se analisam as vendas de ligeiros de passageiros híbridos plug-in e de híbridos ‘puros’.

Nos primeiros, a Mercedes-Benz assume larga vantagem com 605 unidades matriculadas, num aumento de 89,1% face ao mês homólogo de 2023, com a BMW a ser a segunda melhor, com 256 unidades matriculadas, menos 33,2% do que há um ano. A Peugeot figura na terceira posição, com 236 matrículas de PHEV, crescendo 118,5% na comparação homóloga.

Quanto aos HEV, a Toyota continua a fazer valer uma gama em que quase todos os modelos são eletrificados para se destacar na frente, com 762 ligeiros de passageiros matriculados, crescendo 28,7%, ao passo que a Fiat fica em segundo lugar, com 357 veículos registados, caindo 18,3% face ao mês de janeiro de 2023. A Ford ocupa a posição mais baixa do pódio, com 328 unidades matriculadas, também caindo 21,7% face ao mês em análise do ano passado, com a Nissan a ficar na quarta posição, com 299 unidades (crescendo 55,7%).

Contabilizando apenas o mercado de ligeiros de passageiros eletrificados (ou seja, com as três formas de eletrificação), a Mercedes-Benz é a marca que mais automóveis vendeu nesta categoria, com 987 veículos, com a Toyota a ser a segunda, com 843.

Recorde-se que o mercado de automóveis eletrificados cresceu 16,1% em janeiro, com 7476 unidades matriculadas no total, contabilizando todas as tipologias de automóveis (de ligeiros de passageiros a pesados) e todas as tecnologias (de elétricos a híbridos a gasolina ou a gasóleo). No caso dos ligeiros de passageiros eletrificados, estes representam 7227 unidades, das quais 2494 são 100% elétricos.