A Euro NCAP publicou a mais recente ronda de resultados de segurança de novos automóveis, com o Tesla Model Y a destacar-se pela positiva com as cinco estrelas e o resultado geral mais alto de todos os novos veículos testados de acordo com os padrões mais exigentes instituídos recentemente pela entidade de segurança. Também dois novos automóveis chineses foram avaliados com nota máxima.

O Model Y, produzido na fábrica alemã de Berlim, alcançou uns impressionantes 97% na proteção de adultos e 98% nas tecnologias de assistência de segurança, com pontos máximos para o assistente de faixa de rodagem e para nova câmara de monitorização. Nos testes de pista da Euro NCAP, o sistema de proteção com base apenas na câmara tem um desempenho bastante bom na prevenção de colisões com outros carros, ciclistas e peões.

Além do SUV elétrico da Tesla, outros modelos também receberam nota máxima, como foram os casos do Genesis GV60, mas também do Kia Niro quando equipado com o pacote de segurança opcional (quatro estrelas com o equipamento de base).

Outro dado importante foi o teste de dois nodos automóveis para o Velho Continente provenientes da Great Wall Motor Company, o ORA Funky Cat e o WEY Coffee 01, denominações curiosas mas que se destacam pela obtenção das cinco estrelas nos testes da Euro NCAP, demonstrando assim o progresso nos padrões de construção e de segurança das marcas chinesas.

“Vimos bons resultados para algumas marcas chinesas no passado, mas também alguns muito pobres. Este ano, a Euro NCAP vai testar mais automóveis chineses do que nunca e a Great Wall estabelece os padrões para os outros seguirem”, começa por dizer o Secretário Geral daquela entidade, Michiel van Ratingen. “Parabéns também para a Tesla pelo resultado extraordinário e recordista do Model Y. A Tesla demonstrou que apenas o melhor é suficiente para eles e esperamos vê-los a dar continuidade a esse objetivo no futuro”, completou.

Já o Hyundai Bayon garantiu quatro estrelas nos testes da Euro NCAP.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.