O Model Y, produzido na fábrica alemã de Berlim, alcançou uns impressionantes 97% na proteção de adultos e 98% nas tecnologias de assistência de segurança, com pontos máximos para o assistente de faixa de rodagem e para nova câmara de monitorização. Nos testes de pista da Euro NCAP, o sistema de proteção com base apenas na câmara tem um desempenho bastante bom na prevenção de colisões com outros carros, ciclistas e peões.
Além do SUV elétrico da Tesla, outros modelos também receberam nota máxima, como foram os casos do Genesis GV60, mas também do Kia Niro quando equipado com o pacote de segurança opcional (quatro estrelas com o equipamento de base).
Outro dado importante foi o teste de dois nodos automóveis para o Velho Continente provenientes da Great Wall Motor Company, o ORA Funky Cat e o WEY Coffee 01, denominações curiosas mas que se destacam pela obtenção das cinco estrelas nos testes da Euro NCAP, demonstrando assim o progresso nos padrões de construção e de segurança das marcas chinesas.
“Vimos bons resultados para algumas marcas chinesas no passado, mas também alguns muito pobres. Este ano, a Euro NCAP vai testar mais automóveis chineses do que nunca e a Great Wall estabelece os padrões para os outros seguirem”, começa por dizer o Secretário Geral daquela entidade, Michiel van Ratingen. “Parabéns também para a Tesla pelo resultado extraordinário e recordista do Model Y. A Tesla demonstrou que apenas o melhor é suficiente para eles e esperamos vê-los a dar continuidade a esse objetivo no futuro”, completou.
Já o Hyundai Bayon garantiu quatro estrelas nos testes da Euro NCAP.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.