Toyota Corolla ‘brasileiro’ estreia solução híbrida inovadora

12/07/2019

Sendo o mercado brasileiro bastante pressionado pelas taxas bastante elevadas sobre as importações, muitos fabricantes de automóveis produzem veículos localmente para assim contornarem essa questão, como a Audi, BMW, Land Rover, Mercedes-Benz ou Toyota. Nesse sentido, no caminho para a eletrificação, é desta última o novo progresso mundial de permitir que um híbrido funcione a gasolina ou com o mais ecológico etanol.

Produzido na fábrica de São Paulo, este Corolla Hybrid recebe a denominação Flex, já que ao mesmo tempo que recorre ao sistema híbrido 1.8 híbrido de 122 CV, permite também a utilização de etanol como combustível, naquela que é uma estreia mundial, sendo mesmo o primeiro modelo híbrido a conseguir fazê-lo.

Até chegar ao primeiro protótipo, a Toyota realizou diversos testes em escala de laboratório, que tiveram início há quase quatro anos, em meados de 2015. O projeto colocou lado a lado as equipes de engenharia da Toyota Motor Corporation, no Japão, e da Toyota do Brasil, para somar esforços e buscar sintonia entre as tecnologias híbrida e flexfuel.

Em declarações citadas na Bloomberg, Ricardo Bastos, o responsável de relações governamentais da Toyota, considera que “com o etanol estamos mais perto de conseguir atingir as emissões zero se considerarmos o ciclo completo ‘whel-to-wheel’”, afiançando ainda que a tecnologia pode ser facilmente exportada para outros mercados que queiram aderir ao etanol como combustível mais sustentável.

“Qualquer país que já use ou queira aumentar a utilização de híbridos é um alvo. Se a Europa o quiser, temos a tecnologia pronta”, refere Bastos.

O modelo será montado sobre a plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture, ou Nova Arquitetura Global da Toyota, em tradução para o português), que já equipa veículos da marca como o Prius, o SUV compacto C-HR e o Camry.

A nova geração do Corolla tem previsão de chegada às concessionárias brasileiras no último trimestre de 2019. Para os mercados latino-americanos onde o veículo é exportado – Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Peru e Colômbia – a Toyota planeja sua comercialização a partir do primeiro semestre de 2020.

O etanol é um dos combustíveis mais populares do Brasil, sendo utilizado por uma grande variedade de automóveis pela sua maior eficiência ecológica – proveniente da cana de açúcar, o etanol é mesmo considerado por muitos como uma fonte de combustível renovável na medida em que o CO2 que resulta da sua combustão pode ser capturado depois pelas mesmas plantas que lhe dão origem.

No entanto, se nem todos concordam com esta conclusão relativamente ao nível de emissões resultantes da sua refinação, o etanol é inclusive apoiado pelo governo local, estando disponível em praticamente todos os postos de abastecimento locais.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.