Toyota é a marca automóvel mais valiosa do mundo

17/10/2019

O mais recente ranking das Melhores Marcas Globais (Best Global Brands), levado a cabo pela Interbrand, posiciona as empresas tecnológicas no topo da tabela, mas as marcas automóveis têm um desempenho bastante positivo, com 14 marcas no top 100 (mais uma se se contar com o segmento de motos). A marca com maior valor é a Toyota, no sétimo posto, logo à frente da Mercedes-Benz.

O ranking de 2019 do Best Global Brands volta a fazer uma eleição das marcas globais com maior valor, cabendo à Toyota o lugar cimeiro no que diz respeito ao setor automóvel, com o sétimo lugar e um valor de 56.246 mil milhões de dólares no seu global (aumentando 5%), ficando uma posição à frente da Mercedes-Benz, que se volta a situar como a marca automóvel Premium mais valiosa, com 50.832 mil milhões de dólares (também com um aumento de 5%).

Estas são as duas únicas marcas automóveis no top 10, com a BMW a ficar à ‘porta’, no 11º lugar, com um 41.440 mil milhões de dólares e um aumento ligeiro de 1%. Depois, já no 21º lugar, aparece a Honda, com um valor de 24.422 mil milhões dólares, que lhe confere o quarto lugar no top das Melhores Marcas Globais, graças a um crescimento de 3%.

Ford e Hyundai seguem-se nos 35º e 36º lugares, respetivamente, com a primeira a crescer 2% para 14.325 mil milhões de dólares e a segunda mais expressivos 5% para 14.156 mil milhões de dólares. A Volkswagen ocupa o 40º lugar, com um crescimento de 6% para 12.921 mil milhões de dólares, ficando a Audi em 42º, com um aumento de 4% para 12.689 mil milhões de dólares. Bem no meio da tabela, a Porsche teve um crescimento de 9%, apresentando um valor de 11.652 mil milhões de dólares, posicionando-se assim no 50º lugar.

Em 52º lugar aparece a Nissan, cujo valor sofreu um decréscimo de 6% para 11.502 mil milhões de dólares. No 77º lugar aparece a marca de superdesportivos Ferrari, com o fabricante de Maranello a apresentar um aumento no seu valor de 12%, para um total de 6458 mil milhões de dólares, com a Kia a ficar atrás, no 78º lugar, com uma redução no seu valor de 7% para 6428 mil milhões de dólares.

Mais perto do final da tabela, a Land Rover ocupa o 85º posto, com uma redução de valor de 6% para 5855 mil milhões de dólares, com a MINI a ser a 90ª e última do setor automóvel, com um ganho no valor de marca de 5% para 5532 mil milhões de dólares. Nota para a Harley Davidson, que é a 99ª, tendo perdido 7% do seu valor de marca, para um total de 4793 mil milhões de dólares.

No topo da tabela figuram as gigantes da tecnologia, com a Apple a ser a mais valiosa globalmente, ganhando 9% para um total de 234.241 mil milhões de dólares, ficando à frente da Google, que cresceu 8% para 167.713 mil milhões de dólares, e da Amazon, esta última a crescer 24% para 125.263 mil milhões de dólares.

Note-se que o ranking da Interbrand, ao contrário de outros, não se limita a estabelecer uma hierarquia com base no valor financeiro, antes conjugando três elementos chave para obter o ranking final: a performance financeira dos seus produtos ou serviços, o papel que a marca tem nas decisões de compra e a força competitiva da marca aliada à sua capacidade de criar um sentimento de lealdade, logo, procura sustentada e lucro para o futuro.