A Toyota vai reforçar a sua aposta nos modelos 100% elétricos, tendo anunciado um acordo com a chinesa BYD Company Ltd. para o estabelecimento de uma ‘joint venture’ para acelerar a pesquisa e o desenvolvimento de baterias para veículos elétricos. A companhia daí resultante terá a denominação BYD Toyota EV Technology Co. Ltd. (BTET) e o registo está agora concluído.

Hirohisa Kishi, da Toyota, será o Presidente desta nova companhia, com Zhao Binggen, da BYD, a atuar como CEO, com a sede a localizar-se na cidade chinesa de Shenzhen, na província de Guandong, aquele que é considerado um dos polos tecnológicos mais avançados do mundo. Este projeto destina-se, mais concretamente, ao desenvolvimento de produtos para o mercado chinês, onde os elétricos têm uma forte preponderância.

Kishi referiu que “com os engenheiros da BYD e da Toyota a trabalharem em conjunto sob o mesmo teto, queremos desenvolver veículos elétricos que sejam superiores em performances e que estejam a par das necessidades dos clientes na China ao fundir as forças das duas companhias e também através de uma rivalidade amigável”.

Também Zhao Binggen, o CEO desta nova ‘joint venture’, explicou que “a companhia está empenhada em promover e democratizar tecnologias de elevada qualidade que façam as baterias dos veículos elétricos mais amigas do ambiente, seguras, confortáveis e inteligentes. A nossa visão é criar um estilo de mobilidade que coloca o cliente em primeiro lugar e uma sociedade mais harmoniosa para os humanos e para a natureza”.

A Toyota Motor Corporation e a BYD terão partes equitativas nesta ‘joint venture’, com um número de empregados em redor dos 300.