Transição do Diesel para a gasolina aumenta emissões CO2 para níveis de 2014

04/03/2019

O afastamento do Diesel como uma das motorizações preferidas pelos europeus está a ter como contrapartida o aumento da quota de mercado dos modelos a gasolina (bem como dos SUV), mas uma das consequências dessa transição está no aumento das emissões de dióxido de carbono (CO2) no Velho Continente. O aumento das emissões de CO2 verificou-se em 20 dos 23 países analisados pela JATO Dynamics, incluindo Portugal.

O valor médio de emissões de CO2 aumentou em 2,4 g/km para os 120,5 g/km em 2018, o valor mais alto desde 2014, com aquela entidade a encontrar uma ligação direta entre o decréscimo das vendas de carros movidos a gasóleo (menos 18% em 2018 face a 2017) e o aumento das emissões médias de CO2.

Recorde-se que o valor médio das emissões estava em queda desde 2007, mas esse mesmo decréscimo começou a abrandar em 2016, relacionando-se com a redução das vendas de automóveis Diesel (com a redução de emissões a passar de 7% para apenas 1% em 2016). Esta tendência foi confirmada em 2017, com o primeiro aumento médio das emissões de CO2 na ordem dos 0,3% (para uma queda de 8% na procura de carros Diesel), sendo que no ano passado a variação foi ainda maior: para uma quebra de 18% nas vendas de carros a gasóleo, o aumento nas emissões médias de CO2 foi de 2,4% (dados em NEDC correlacionado).

“A introdução do WLTP em setembro de 2018 foi um desafio para o mercado, já que um largo número de veículos não estavam ainda homologados. O aumento do CO2 é certamente preocupante e má notícia para os governos e para a maioria dos construtores. Em vez de dar um passo em frente, a indústria está a regredir num momento em que as metas de emissões são ainda mais duras”, afirma Felipe Muñoz, analista global da JATO.

No entanto, essa não foi a única tendência de mercado a ter impacto no aumento das emissões de CO2. Também o crescimento nas vendas de SUV contribuiu para este efeito. Aliás, de acordo com os mesmos dados, as emissões médias de CO2 atribuíveis aos SUV aumentaram em 1,4%, correspondendo a um aumento de 35% nas vendas deste tipo de veículos no ano passado.

Portugal também no rol dos que aumentaram CO2

As emissões de CO2 também aumentaram em Portugal, segundo a JATO Dynamics, sendo um dos 20 países que tiveram um efeito semelhante. Apenas a Noruega (-11,4%), Holanda (-2,9%) e Finlândia (-0,6%) baixaram a sua média de emissões.

Ainda assim, tal como já sucedia no ano passado, Portugal mantém-se como o segundo país entre os 23 analisados com emissões de CO2 mais baixas, agora com 105,4 g/km, apenas atrás da distante Noruega, com um registo de 72,4 g/km. Holanda é a terceira, com 106 g/km de CO2.

O pior dos países foi o Reino Unido, que aumentou 4,3 g/km para os 125,1 g/km de média anual, tendo sido um dos países em que a campanha contra os Diesel foi mais agressiva.