Os três protótipos BAT da Alfa Romeo foram vendidos em leilão pela incrível soma de 14,8 milhões de dólares.

BAT é acrónimo de Berlinetta Aerodinamica Tecnica e designa uma série de três estranhíssimos protótipos encomendados pela Alfa Romeo aos estúdios italianos da Bertone para promover o estudo da eficiência aerodinâmica em futuros modelos da marca de Arese. Da encomenda nasceram os BAT 5, BAT 7 e BAT 9, com o cunho do lendário designer Franco Scaglione, apresentados à vez no Salão de Turim em 1953, 1954 e 1955.

Os três foram vendidos num único lote indivisível, no evento Contemporary Art Evening Sale, levado a cabo pela RM Sotheby’s em Nova Iorque, por soma recorde de 14,8 milhões, mais de 12 milhões de euros, o valor mais alto já oferecido por um conjunto de três protótipos.

O primeiro destes estranhos veículos, o BAT 5, foi apresentado em 1953, sobre a base rolante do Alfa Romeo 1900 SS, modelo de que herdou também a mecânica de quatro cilindros com 100 cv. Descava-se pelo baixíssimo coeficiente aerodinâmico, de apenas 0,23, acelerando a 200 km/h.

Um ano o gabinete de estilo italiano apresentou o BAT 7, que conseguiu baixar o coeficiente aerodinâmico do seu antecessor, com uma cifra de apenas 0,19. O último modelo, BAT 9 de 1955, já com típica grelha da Alfa Romeo na frente, ‘importada’ do Giulietta, e com melhoramentos em matéria de visibilidade.

Os três protótipos foram tão bem acolhidos que são classificados pelos especialistas como uns dos mais influentes da história, considerados a “Santíssima Trindade” do desenho automóvel em Itália, agora no espólio privado de colecionador anónimo.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.