Um Nissan por quase um milhão de euros

11/04/2019

Para celebrar os 50 anos do GT-R, a Nissan decidiu produzir uma edição muito especial e limitada do icónico superdesportivo, conferindo-lhe uma série de mudanças estéticas e técnicas a que muitos poucos poderão aceder, devido ao preço aproximado a um milhão de euros.

Poderá parecer uma excentricidade, mas também a Nissan entrou no segmento dos modelos exóticos construídos a preceito e com características de edição limitada (apenas 50 unidades), conferindo valor e exclusividade em doses idênticas, numa prática que é utilizada de forma superior por marcas de topo como a Ferrari, Aston Martin ou McLaren.

No caso da Nissan, a base foi o GT-R, um superdesportivo que praticamente dispensa apresentações pela sua longa presença no mercado, cotando-se ainda hoje como um dos mais eficazes e entusiasmantes modelos de estrada. No caso do modelo especial, resulta de uma colaboração com a Italdesign, reputada companhia de design que desenhou esta versão, trabalhando sobre a base de um NISMO GT-R, cuja potência foi ampliada para os 720 CV.

A versão de produção é praticamente idêntica ao protótipo apresentado no Festival de Velocidade de Goodwwod em 2018, podendo ser pintado da cor que o cliente quiser, o mesmo se aplicando no interior e nos pacotes de personalização disponíveis. Tudo ao gosto dos compradores para um valor de partida que é de 990 mil euros antes de impostos e taxas acessórias.

“As reações dos adeptos da Nissan em todo o mundo – e de potenciais clientes do GT-R50 – excederam amplamente as nossas expectativas. Estes 50 carros, que celebram os 50 anos do GT-R e também os 50 anos da Italdesign, vão ser tributos rolantes à liderança de engenharia da Nissan e à rica herança de desportivos durante muito tempo”, referiu Bob Laishley, diretor global do programa de desportivos da Nissan.

Mecanicamente, conta com uma atualização do motor V6 de 3.8 litros que recebe dois turbocompressores oriundos da competição automóvel (mais concretamente, do GT-R de GT3), debitando uma potência de 720 CV, além de receber diversos elementos novos, como os pistões, árvores de cames, injetores, novo sistema de escape e melhorias na lubrificação (para redução da fricção interna no bloco) e na refrigeração.

Depois, há que contar ainda com kit de suspensão adaptativa DampTronic com amortecedores reguláveis em firmeza concebidos pela Bilstein, a que se junta ainda um jogo de travões produzido pela Brembo de seis pistões. As jantes são produzidas em fibra de carbono, para redução do peso, apesar de terem imponentes 21 polegadas.

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