Fez apenas duas corridas na Fórmula 1 e conta com um histórico de 50/50 nos triunfos. O F2001b que a Ferrari utilizou nas duas primeiras corridas da temporada de 2002, utilizado por Michael Schumacher, vai em breve a leilão pela RM Sotheby’s, que espera obter mais um valor histórico para este monolugar do bem-sucedido binómio ítalo-germânico.

O chassis 215 desempenhou um papel importante no arranque da temporada de 2002 do Mundial de Fórmula 1. A equipa italiana estava a ultimar o desenvolvimento do F2002, que se revelou um dos modelos mais vitoriosos de sempre da Ferrari, mas alguns problemas de fiabilidade levaram ao adiamento da sua estreia, pelo que em vez de ser introduzido em competição na primeira etapa do ano, o GP da Austrália, em Melbourne, apenas foi estreado oficialmente na terceira corrida daquele ano.

Ainda assim, o F2001b já contava com vários desenvolvimentos previstos para o F2002, aliando então a fiabilidade reconhecida do modelo do ano anterior, campeão de 2001 com Michael Schumacher, aos progressos já pensados para o F2002.

E a decisão não poderia ter sido mais acertada. Schumacher venceu o Grande Prémio da Austrália de 2002, enquanto na corrida seguinte, no GP da Malásia, Schumacher recuperou de um contacto na primeira curva com o Williams-BMW de Juan Pablo Montoya para terminar em terceiro, precisamente atrás dos dois carros da equipa gerida então pela BMW, sendo Ralf Schumacher o vencedor.

Como tal, o F2001b é o único carro da Ferrari que tem no seu historial um total pleno de presenças no pódio, embora se trate apenas de duas corridas…

Após o seu tempo em pista, o chassis 215 foi então passado para as mãos de um colecionador suíço antes de entrar na coleção da pessoa que agora pretende vender o F2001b.

Créditos das fotos: Jeremy Cliff/Cortesia da RM Sotheby’s

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.