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Vale a pena esperar: Os carros que ainda vão chegar em 2017

Ford Fiesta: O novo modelo da marca americana, um dos mais vendidos na Europa, chega com muitas melhorias técnicas e qualitativas, mas o grande destaque está na chegada de uma nova versão do popular motor 1.0 EcoBoost de três cilindros com desativação de um dos cilindros para poupança de combustível.
Ford Fiesta Active: Além das versões normais, o Fiesta recebe ainda uma variante mais versátil, com altura ao solo aumentada e proteções inferiores da carroçaria.
Volkswagen Polo: Outro dos grandes nomes do segmento dos utilitários está de volta com uma geração completamente nova, contando com habitáculo mais espaçoso, mais tecnologia e dinâmica de condução aperfeiçoada.
Hyundai Kauai: Um dos modelos que vai dar que falar pelo seu estilo peculiar e arrojo estético. É o mais jovem e emotivo dos Hyundai, o “pequeno” SUV Kauai. Irreverente no estilo, atrativo também por dentro, espaçoso q.b. vai arrancar em outubro com dois motores a gasolina (1.0 e 1.6). O Diesel (1.6) fica prometido para junho… de 2018. Um carro bem conseguido, para o qual ainda não há preços.
Jeep Compass: A Jeep vai ter um SUV compacto. Chama-se Compact, bate-se em dimensões com a concorrência, chega em outubro, ainda não tem preço e já vai ser comercializado pela Fiat. A versão 4×2 tem motores 1.6 Diesel e 1.4 a gasolina.
Mitsubishi Eclipse Cross: Interpretação da marca nipónica de um SUV desportivo com capacidades para circular fora de estrada. O modelo faz referência ao Eclipse em formato coupé que a marca vendeu com grande sucesso ao longo de quase duas décadas em diversos mercados.
Nissan Qashqai: O precursor do sucesso moderno dos SUV compactos renova-se para fazer face à concorrência cada vez mais numerosa. Estilo melhorado, assim como o interior e a tecnologia a bordo, que estreia alguns sistemas de condução semiautónoma e de segurança de nova geração.
Skoda Karoq: O mais pequenos dos SUV da Skoda, depois do Kodiaq, chega na segunda metade do ano, propondo elevada versatilidade e muito espaço a bordo, naquela que é uma característica dos modelos da casa checa. Plataforma do Grupo Volkswagen permite redução de peso e ganhos em termos de rigidez estrutural, tendo os motores a mesma proveniência.
Renault Captur: Um dos SUV compactos de maior sucesso na Europa foi recentemente renovado para uma maior competitividade comercial. Chega dentro em breve com melhorias de equipamento, estilo e interior retocado.
Mercedes-Benz Classe E Cabrio: Encerra-se o círculo naquela que é uma das gamas mais importantes da marca de Estugarda. O Classe E Cabrio vem juntar-se aos modelos berlina, coupé e carrinha propondo grande requinte de rolamento e de equipamentos, a par de dinâmica melhorada.
Kia Stonic: A interpretação da Kia do Hyundai Kauai. Detalhes revelados muito em breve.
Opel Grandland X: A família de SUV da Opel cresceu recentemente com a chegada do Crossland X, mas será o Grandland X que também irá ser um dos modelos de maior representatividade da Opel. Mais espaço a bordo, eficiência dos motores e tecnologia evoluída diferenciam este SUV de aparência moderna.
Volkswagen T-Roc: O ‘benjamim’ luso. O futuro SUV compacto da marca alemã será produzido na fábrica da AutoEuropa em Palmela, tendo por base a plataforma do novo Polo, ou seja, a MQB A0. Motores eficientes e estilo mais jovial prometem tornar este SUV compacto num caso de sucesso. Será apresentado no Salão de Frankfurt.
SEAT Arona: Depois do Ateca, a SEAT aposta no segmento da moda, ou seja, o mais compacto. O Arona promete também ter muita tecnologia e visual jovem. Será apresentado no Salão de Frankfurt.
Alfa Romeo Stelvio: Desportivo com estilo. A marca italiana está em pleno processo de rejuvenescimento na Europa e lança-se com um SUV médio Premium com a mesma plataforma Giorgio do Giulia. Pensado para oferecer condução desportiva, o Stelvio demarca-se ainda pela eficiência das suas motorizações. Já no mercado.
Lexus NX: O SUV da marca Premium nipónica conta com detalhes estéticos aprimorados, inspirando-se nos novos LS e LC. Melhoria dos níveis de equipamento e da vertente tecnológica incentivam o NX a manter-se atual num segmento em ebulição.
Mazda CX-5: Passaram cinco anos e o CX-5 está pronto para desafios ainda mais duros. E promete uma boa resposta com base num princípio muito simples: naquilo que está bem, mexe-se com pinças! O trabalho foi bem feito. Chega em Setembro, só com o motor 2.2 turbodiesel e preços estimados a partir de 33 205 euros.
Renault Koleos: Posicionado acima do Renault Kadjar, o novo Koleos recupera um nome que já existiu no passado com a promessa de mais espaço e de dois motores Diesel - um 1.6 dCi com 130 CV e um 2.0 dCi com 175 CV, este último apenas com tração às quatro rodas.
Range Rover Velar: A marca britânica atravessa um momento muito forte, inspirando-se no Evoque para produzir mais um modelo de estilo SUV. Chassis com forte recurso ao alumínio para maior ligeireza e aos novos motores Ingenium prometem fazer deste Velar um modelo de grande sucesso, destinando-se ao segmento Premium.
Kia Stinger: Poucas pessoas imaginariam há alguns anos que a Kia se lançaria no segmento das berlinas de aspeto coupé com um modelo para desafiar os alemães. Mas o Stinger é exatamente isso: um modelo agressivo e desportivo que pode ser adquirido já a partir dos 60 mil euros para as versões com motor 2.2 CRDi de 200 CV (entregas no final do ano). Além desta, o Stinger estará disponível com um motor 3.3 V6 biturbo a gasolina, de 370 CV e um 2.0 turbo, igualmente a gasolina, de 255 CV.
BMW Série 6 Gran Turismo: A BMW vai diversificando a sua gama e passou o Série 5 GT para uma gama superior, ou seja, a 6. Assim, ganha em tecnologia e sistemas de luxo, que lhe permitem situar-se num patamar superior, mas também em versatilidade, uma vez que tem bagageira maior (610 litros). As motorizações destacam-se pela eficiência e prestações.
BMW Série 8 Coupé: Tal como fez com a gama do Serie 3 e Série 4, a BMW leva a cabo uma reformulação dos seus modelos, com a extinção do Série 6 Coupé e sua transformação em Série 8 Coupé. Pensado para ser um modelo de luxo, este novo coupé tem também prestações de excelência. Além disso, uma versão desportiva M8 também já está confirmada.
Audi A8: O primeiro dos Audi de uma nova geração. Revelado já em julho, num evento exclusivo da marca dos quatro anéis, esta nova berlina de luxo contará com muita tecnologia de topo, como o estacionamento remoto, além de uma elevada componente tecnológica que lhe permite ter um nível mais avançado de condução autónoma. O sistema de eletrificação de 48 Volts, desenvolvido para maior eficiência, estará também neste A8, que lhe permite por exemplo, dispor de start-stop até aos 20 km/h.
Lexus LS 500h: Com motorização híbrida, este é um modelo bastante importante para a marca nipónica. Um dos objetivos da Lexus é captar a imaginação de clientes mais jovens, apostando, para isso, de um desenho fluido e dinâmico, com uma longa distância entre eixos e um perfil baixo semelhante ao de um coupé. O sistema de propulsão usa motor V6 de 3.5 litros Dual VVT-i a gasolina e dois motores elétricos que, cumulativamente, produzem 354 CV. O LS 500h será comercializado nas versões de tração traseira e de tração às quatro rodas.
Volkswagen Arteon: Um coupé de cinco portas é o novo porta-estandarte da marca alemã. Bem conseguido e bem recheado, com um notável pacote de segurança, assenta que nem uma luva na imagem de topo de gama do construtor, o Arteon chega em junho com um motor 2.0 TDI de 150 CV e preços a partir dos 43.286 euros.
Honda Civic Type R: Chega em outubro aquele que é considerado como o Rei do Nürburgring Nordschleife. Competência dinâmica muito elogiável, aptidão para o dia-a-dia e um visual aguerrido (mesmo que não consensual), tornam o Civic Type R num modelo muito cobiçado. Ainda não são conhecidos os preços deste modelo.
Volvo XC60: Importantíssimo SUV médio da Volvo promete dar muito que fazer aos rivais das marcas alemãs, aliando conforto a requinte de topo. O novo Volvo XC60 pode já ser encomendado com preços a partir dos 55.504€ para o modelo com motor D4 AWD Auto de 190 CV no nível de equipamento mais baixo, Momentum. O modelo com motor D5 AWD Auto de 235 CV tem um preço de acesso de 62.956€ no nível Momentum, enquanto o mais potente T8 Twin Engine Auto tem um custo de base na ordem dos 67.698€.
Fiat 500L: Atualizando-se num segmento sempre em mutação, a Fiat renovou profundamente o 500L, diversificando a sua oferta com a criação de três versões diferentes, Cross, Urban e Wagon. Numa renovação que conta com mais de 40% de novos componentes – algo que a Fiat faz questão de destacar para reforçar esta noção de que o 500L sofreu uma grande mudança e não apenas uma atualização ligeira –, o modelo da companhia italiana surge igualmente mais tecnológico e com novos argumentos em termos de conectividade.
BMW X3: A terceira geração deste SUV Premium chega na última parte deste ano com um visual não muito distante do atual modelo, mas com uma atualização da sua estética, além de se tornar mais eficiente graças à utilização da plataforma CLAR que foi estreada no Série 7 de nova geração. Será mais longo e mais largo, assim oferecendo mais espaço a bordo. Além da gama tradicional a gasolina e Diesel, a BMW prepara também tecnologias Plug-in híbridas ao abrigo da insígnia iPerformance. A apresentação oficial deverá ter lugar em Frankfurt, em setembro.
Citroën e-Berlingo: Já disponível para encomenda está o e-Berlingo Multispace, que adota a tecnologia de propulsão elétrica apresentada em 2013 na versão comercial Berlingo Electric. Com uma autonomia de 170 km, a Citroën colocou dois packs de baterias de iões de lítio sob o piso da carroçaria, de ambos os lados do trem traseiro, para não comprometer o espaço do modelo que está equipado com um motor elétrico compacto do tipo síncrono de ímanes permanentes, com 49 kW (67 CV) e um binário de 200 Nm disponível instantaneamente.
Mercedes-Benz Classe A: O novo compacto familiar da marca de Estugarda terá uma nova arquitetura e mais espaço a bordo, respondendo assim a uma das principais críticas do modelo atual. Mais tecnológico e com motorizações eficientes, o novo Classe A chegará este ano depois da apresentação oficial em Frankfurt.
MINI Cooper S E Countryman ALL4: O nome não é o mais apelativo, mas o novo MINI já tem uma versão Plug-in híbrida. Alia o tradicional comportamento dos MINI à eficácia dos híbridos, conseguindo mesmo percorrer cerca de 42 quilómetros em modo elétrico. Já o consumo médio pode ser tão baixo como 2,1 l/100 km, de acordo com os dados da marca.
Smart fortwo electric drive: Nove anos depois, o Smart Fortwo elétrico chega à quarta geração e agora sobre a nova plataforma, desenvolvida pela Renault. Com autonomia para 160 quilómetros, o smart fortwo ED conta com bateria revestida a aço mais leve e com 17.6 kWh de capacidade, enquanto o motor é um elétrico trifásico síncrono, capaz de debitar 81 CV e 160 Nm de binário.
Tesla Model 3: O mais importante modelo da companhia de Elon Musk pretende ser um rival à altura para as berlinas Premium das marcas alemãs e companhia, prometendo tecnologias de ponta, como é apanágio do líder da Tesla.
Alpine A110: Depois de muito esperar, a Alpine está de volta com um modelo próprio. Trata-se de um desportivo de baixo peso com elevado recurso ao alumínio que promete rigidez e leveza. Com apenas 1.080kg, o Alpine A110 está equipado com novo motor turbo comprimido com injecção directa de 1.8 litros e quatro cilindros, com potência máxima de 252 CV e um binário de 320 Nm, chegando dos 0 aos 100km/h em somente 4,5 segundos.
BMW Série 2 Coupé: Alterações de pormenor para este coupé desportivo, contando igualmente com mais equipamento.
BMW M5: Os puristas chamar-lhe-ão uma afronta. Contudo, a nova berlina desportiva da BMW terá tração integral e será apenas automático, apostando assim numa tónica de maior eficiência, confiando na caixa Steptronic de oito velocidades, concebida pela ZF, em associação ao motor V8 de 4.4 litros com dois turbos para uma potência superior aos 600 CV.
Hyundai i30 N: A marca coreana prepara uma submarca desportiva e o primeiro representante é o i30 N, que estará equipado com um motor 2.0 turbo a gasolina com potência superior a 250 CV e caixa manual de seis velocidades.
Ford Fiesta ST: A terceira geração do Fiesta ST será o primeiro modelo da Ford Performance a dispor de um motor de três cilindros (neste caso um 1.5 EcoBoost de 200 CV), sendo também o primeiro Fiesta ST com Modos de Condução selecionáveis, que permitem configurar o motor, a direção e os controlos de estabilidades nas definições “Normal”, “Sport” e “Track”.
Jaguar XF Sportbrake: Com os Diesel a ganharem primazia nas motorizações, a nova Jaguar XF Sportbrake chegará ao mercado perto do final do ano, propondo mais espaço a bordo, mais funcionalidades para facilitar a vida dos seus utilizadores e mais tecnologia.
Jaguar F-Type: A Jaguar dotou o F-Type de uma nova versão do motor de quatro cilindros a gasolina com turbo, disponibilizando 300 CV a partir de um bloco de 2.0 litros, que já está disponível no mercado, com um preço a começar nos 68.323€ para o Coupé e a partir da 75.473€ para a versão descapotável.
Lexus LC: Um dos modelos que mais expectativa gera na gama da Lexus é o novo LC, desportivo de linhas sedutoras que chegará aos mercados em agosto deste ano. Proposto em duas variantes – híbrida e tradicional com motor unicamente de combustão interna –, o Lexus LC segue de perto a filosofia original do protótipo LF-LC de “um coupé topo-de-gama que ostenta um design radical e que define o que é a Lexus”.
McLaren 570S Spider: A versão descapotável conta com uma capota rígida dividida em duas secções (à imagem das versões similares dos 650S e 675LT), demorando cerca de 25 segundos a efetuar, a velocidades até 40 km/h, a abertura e fecho do teto. A inclusão deste sistema significa o acréscimo de 46 kg ao registo de 1452 kg do coupé 650S, colocando a fasquia do peso praticamente em 1,5 toneladas. Mantém o motor V8 bi-turbo de 570 CV.
Renault Mégane R.S.: Já aqui mencionámos o Civic Type R, mas a Renault prepara uma aposta forte na forma do novo Mégane R.S., modelo que tem sido preparado no circuito de Nürburgring e que deverá utilizar o mesmo motor do Alpine, ou seja, um bloco 1.8 turbo com potência a rondar os 300 CV.
Toyota Yaris GRMN: Uma espécie de pequeno WRC para o dia-a-dia. O Yaris GRMN surge com motor 1.8 litros com compressor e mais de 210 CV, enviados para as rodas dianteiras através de uma transmissão manual de seis velocidades, com a marca a prometer os “melhores tempos na sua classe tanto na aceleração de 0 a 100 km/h como na retoma de velocidade de 80 a 120 km/h em quarta”.
Peugeot 308: A berlina francesa renova-se ligeiramente no capítulo estético, mas promove uma reformulação mais profunda do seu interior e da técnica.
Porsche Panamera Sport Turismo: A versão carrinha do Panamera marca mais um corte radical com o passado da marca alemã. Mais versátil e mais dinâmico, o Panamera Sport Turismo é visualmente apelativo.
Opel Insignia Grand Sport: Mais dinâmico do que nunca e altamente eficiente. Eis a forma como a Opel apresenta o seu novo Insignia Grand Sport, modelo que foi concebido sobre uma nova plataforma e que beneficia de uma ‘dieta’ rigorosa (menos 175 kg) para se tornar mais dinâmico e mais competente nas prestações e no comportamento em estrada.
Opel Insignia Sports Tourer: A pensar nas funções familiares, a carrinha está mais ligeira e mais versátil.
Honda Jazz: O utilitário da Honda renova-se pouco mais de dois anos após o seu lançamento, com novidades estéticas e técnicas. Por enquanto, ainda não se conhece a versão europeia, mas não deverá fugir muito do modelo dos EUA (na foto). A vertente de segurança será também muito reforçada, com novos sistemas de assistência à condução.

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O ano de 2017 ainda vai a meio, mas o setor automóvel continua em grande movimento. Faltando ainda seis meses para o final deste ano, muitos modelos novos se perfilam na rampa de lançamento, com o segmento SUV em especial destaque. Veja os modelos pelos quais ainda pode esperar antes de tomar uma decisão.