De acordo com os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), em setembro de 2019 foram matriculados 18.036 veículos automóveis, ou seja, mais 8,9% do que em igual mês do ano anterior, no qual entrou em vigor a fase intermédia do sistema WLTP, o que causou perturbações no mercado desse mês.
A associação aponta que a comparação homóloga deve ter esse aspeto em atenção. No apanhado global dos nove primeiros meses do ano, a ACAP indica que foram colocados em circulação 206.550 novos veículos, ou seja, uma redução de 3,9%, registando assim o oitavo mês consecutivo de queda.
O maior crescimento verificou-se no segmento dos automóveis ligeiros de passageiros, no qual se contaram 14.558 matrículas, ou seja, mais 13,9% do que no mês homólogo do ano anterior. Até setembro, as matrículas de ligeiros de passageiros totalizaram 174.024 unidades, menos 4,7% relativamente a período homólogo de 2018.
A subida de setembro nos ligeiros de passageiros é contraposta com a queda de 13,7% no mercado de ligeiros de mercadorias face ao mês homólogo do ano anterior, situando-se em 2710 unidades matriculadas. Em termos acumulados, o mercado atingiu 28.156 unidades, o que representa um decréscimo de 0,3% face ao período homólogo do ano anterior.Por fim, no mercado de veículos pesados, o qual engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, verificou-se um crescimento de 19,6% em setembro em relação ao mês homólogo do ano anterior (matricularam-se 768 veículos). Nos primeiros nove meses de 2019 as matrículas totalizaram 4370 unidades, um crescimento do mercado de 8,1% relativamente ao período homólogo de 2018.
Renault com setembro possante; Mercedes-Benz regressa ao pódio
O mês de setembro, o primeiro de comercialização completa do novo Clio, trouxe consigo uma prestação comercial dominadora para a Renault, que matriculou 1909 veículos ligeiros de passageiros, um crescimento de 90,9% face ao mesmo mês do ano passado, sendo a marca mais vendida de setembro. A quota de mercado do mês foi de 13,11%.
No acumulado de janeiro a setembro, a Renault ampliou a sua liderança, passando a ter agora uma quota de mercado de 13,32%, ainda assim abaixo do valor que tinha nesta mesma fase no ano passado. A marca tem um decréscimo de 11% em 2019 contra 2018, tendo um acumulado de 23.172 unidades matriculadas neste ano.
Na segunda posição, a Peugeot vendeu um acumulado de 18.305 unidades, crescendo 1,9% e passando a deter uma quota de 10,52%, ao passo que a Mercedes-Benz reforça o seu posicionamento como marca Premium líder com um acumulado de 12.693 veículos registados, para um crescimento ténue de 0,5%. No entanto, a sua quota de mercado aumentou para os 7,29%.
Na quarta posição, a Fiat regista um decréscimo de 3,4%, com um acumulado de 11.732 unidades (6,74% de quota), ficando à frente da marca com maior crescimento no top 10, a Citroën, que aumentou 13,8% comparativamente aos nove primeiros meses de 2018 e que passa a deter agora uma quota de 6,63% (11.545 unidades). A BMW é a sexta marca mais vendida de 2019, com uma queda acumulada de 6,1%, para 10,104 unidades. A Opel situa-se na sétima posição, com uma queda de 18,7% enquanto espera também pela chegada dos novos Corsa e Astra (8704 veículos vendidos e 5% de quota de mercado), ao passo que a SEAT regista um crescimento em 2019, ganhando 10% face ao mesmo período de 2018. A companhia espanhola regista uma quota de mercado de 5%, com um total de 8694 unidades matriculadas.
Set. | Variação | QM/Set | Jan-Set | Variação | Quota 2019 | Quota 2018 | |
Renault | 1909 | 90,9 | 13,11 | 23172 | -11,0 | 13,32 | 14,25 |
Peugeot | 1462 | -0,2 | 10,04 | 18305 | 1,9 | 10,52 | 9,83 |
Mercedes-Benz | 1310 | 5,2 | 9,00 | 12693 | 0,5 | 7,29 | 6,92 |
Fiat | 1004 | 72,2 | 6,90 | 11732 | -3,4 | 6,74 | 6,65 |
Citroën | 843 | 14,7 | 5,79 | 11545 | 13,8 | 6,63 | 5,56 |
BMW | 695 | -34,9 | 4,77 | 10104 | -6,1 | 5,81 | 5,89 |
Opel | 374 | -46,5 | 2,57 | 8704 | -18,7 | 5,00 | 5,86 |
Seat | 823 | 54,7 | 5,65 | 8694 | 10,0 | 5,00 | 4,33 |
Volkswagen | 756 | 23,3 | 5,19 | 8280 | -18,6 | 4,76 | 5,57 |
Nissan | 691 | -7,9 | 4,75 | 7962 | -29,6 | 4,58 | 6,19 |
Toyota | 678 | 4,3 | 4,66 | 7483 | -5,5 | 4,30 | 4,34 |
Ford | 639 | 26,0 | 4,39 | 7063 | -6,1 | 4,06 | 4,12 |
Dacia | 356 | 29,9 | 2,45 | 4814 | -1,7 | 2,77 | 2,68 |
Hyundai | 387 | 12,2 | 2,66 | 4727 | 30,4 | 2,72 | 1,98 |
Kia | 296 | -12,4 | 2,03 | 4064 | -13,1 | 2,34 | 2,56 |
Volvo | 400 | 8,7 | 2,75 | 3993 | 11,8 | 2,29 | 1,95 |
Audi | 200 | -24,0 | 1,37 | 2862 | -32,5 | 1,64 | 2,32 |
Smart | 245 | 20,1 | 1,68 | 2504 | 3,2 | 1,44 | 1,33 |
Mitsubishi | 103 | -25,9 | 0,71 | 2472 | 24,0 | 1,42 | 1,09 |
MINI | 226 | -4,6 | 1,55 | 2035 | -9,9 | 1,17 | 1,24 |
Mazda | 203 | 8,6 | 1,39 | 2021 | 6,0 | 1,16 | 1,04 |
Tesla* | 293 | — | 2,01 | 1614 | — | 0,93 | — |
Skoda | 162 | 80,0 | 1,11 | 1304 | -3,2 | 0,75 | 0,74 |
Jeep | 71 | -6,6 | 0,49 | 1243 | 3,0 | 0,71 | 0,66 |
Honda | 109 | -27,3 | 0,75 | 1148 | -21,7 | 0,66 | 0,80 |
Jaguar | 62 | 6,9 | 0,43 | 664 | -2,5 | 0,38 | 0,37 |
Alfa Romeo | 24 | -47,8 | 0,16 | 508 | -48,6 | 0,29 | 0,54 |
Porsche* | 82 | 8100,0 | 0,56 | 504 | 148,3 | 0,29 | — |
Land Rover | 33 | -37,7 | 0,23 | 482 | -19,0 | 0,28 | 0,33 |
DS | 35 | 29,6 | 0,24 | 452 | -23,4 | 0,26 | 0,32 |
Lexus | 40 | -20,0 | 0,27 | 390 | -10,1 | 0,22 | 0,24 |
Suzuki | 41 | 57,7 | 0,28 | 359 | 33,0 | 0,21 | 0,15 |
Ferrari | 2 | 100,0 | 0,01 | 21 | 10,5 | 0,01 | 0,01 |
Alpine | 0 | — | 0,00 | 21 | 110,0 | 0,01 | 0,01 |
Iveco | 0 | — | 0,00 | 21 | — | 0,01 | 0,00 |
Bentley | 1 | — | 0,01 | 19 | 46,2 | 0,01 | 0,01 |
Lamborghini | 2 | — | 0,01 | 18 | 260,0 | 0,01 | 0,00 |
Maserati | 1 | -66,7 | 0,01 | 16 | -52,9 | 0,01 | 0,02 |
Aston Martin | 0 | -100,0 | 0,00 | 6 | 0,0 | 0,00 | 0,00 |
Man | 0 | — | 0,00 | 5 | — | 0,00 | 0,00 |
Total | 14.558 | 13,9 | 100,00 | 174.024 | -4,7 | 100,00 | 100,00 |