Com escassa margem de erro, Dario Costa, piloto da Red Bull Air Race que competiu na etapa da modalidade no Porto, garantiu um recorde do Guinness ao percorrer 1610 metros dentro de dois túneis da Turquia a uma velocidade de 245 km/h a apenas um metro do solo.

A manobra, bastante arrojada, foi preparada durante um ano pelo piloto, o italiano Dario Costa, de 41 anos de idade, tendo escolhido os túneis de Çatalca, no norte da Turquia, os quais estão inseridos numa autoestrada inaugurada no ano passado. Assim, logo pelas 06h43, Dario Costa partiu com o seu avião para dentro dos túneis, tendo gerido uma distância entre 70 cm e um metro sobre o asfalto e os cerca de 3,5 metros entre cada extremidade das asas e as paredes dos túneis, que não eram planos, mas cujo relevo se alterava ao longo dos cerca de dois quilómetros.

No final da tirada, apenas 44 segundos de voo chegaram para garantir um recorde que irá agora figurar no Livro dos Recordes do Guinness. Ou melhor, cinco recordes: desde logo, o primeiro voo de avião dentro de um túnel, a que se somaram o voo mais longo de um avião dentro de um túnel (1610 metros), o voo mais longo debaixo de um obstáculo sólido (1610 metros), o primeiro avião a voar entre dois túneis e o primeiro avião a descolar de um túnel.

Dario Costa realizou este feito sob a orientação de uma verdadeira lenda do desporto aéreo, o antigo Campeão da Red Bull Air Race, Peter Besenyei. Também Besenyei fez história há mais de 20 anos ao ser o primeiro piloto a realizar um voo invertido debaixo da ponte das correntes, em Budapeste.

O avião utilizado por Dario foi o mesmo com que o piloto competiu no Porto, em 2017, na última edição da Red Bull Air Race – um Zivko Edhe 540.

a carregar vídeo

“Foi tudo muito rápido e só senti um momento de maior tensão quando o avião saiu do primeiro túnel e começou a apanhar ventos cruzados. Consegui reagir e levar o avião para a trajetória certa”, explicou Dario Costa depois de aterrar, cuja experiência no ar leva já mais de 5000 horas – a maior parte das quais em manobras acrobáticas. Com efeito, o piloto tem mais de duas décadas de experiência de voo, tendo pilotado mais de 60 modelos de aeronaves na sua carreira.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.