Após décadas submerso, um Ford Mustang Mach 1 de 1973 foi ‘pescado’ de um lago do Oregon, nos Estados Unidos da América (EUA), expondo todos os malefícios que a água consegue fazer na estrutura de um automóvel. Com efeito, a não ser para fins demonstrativos, o Mustang ‘centro’ deste artigo estará pronto para a sucata.

A extração deste icónico modelo da Ford foi feita pela equipa de aventureiros mergulhadores da Adventures with Purpose, que no seu canal de Youtube revelam outros ‘tesouros’ extraídos de rios, como é o caso também de um Mazda RX-7 da primeira geração, um Chevrolet Silverado, barcos e, num caso em específico, até ajudando a resolver o desaparecimento de uma pessoa.

Este Mustang terá estado cerca de 40 anos debaixo de água, com todos os problemas daí inerentes, nomeadamente ao nível da corrosão, que atinge não só a carroçaria, mas também a própria estrutura do veículo. Para proceder à recuperação do Mustang, a equipa recorre a duas boias de recuperação, cada uma com uma capacidade de levantar quase 700 kg, que teoricamente seriam suficientes para erguer o outrora esbelto coupé. Porém, o lodo acumulado no seu interior acaba por dificultar a tarefa destes empreendedores. Mas não foi o único contratempo.

Outro dos problemas reside na ausência de pontos sólidos de ancoragem das boias, sofrendo por exemplo de um problema semelhante ao do Titanic, no qual qualquer tentativa de se retirar do fundo do oceano resultaria na sua simples destruição