Numa variante aos tradicionais postos de abastecimento de combustíveis, abriu em Vila Nova de Gaia a primeira bomba exclusiva para o carregamento de veículos elétricos em Portugal, num investimento de 250 mil euros com o cunho da Power Dot. O novo espaço na Rua Rocha Leão resulta da conversão de um antigo posto de combustível.

Com uma área de 400 m2, a infraestrutura inclui dois postos de carregamento rápido de 50 kW ligados à rede Mobi.E, com capacidade para carregar quatro veículos em simultâneo, uma loja destinada à venda e ao aluguer de bicicletas e scooters elétricas, e ainda um espaço lounge para descanso.

A tarifa de utilização será de 0,09 euros por minuto e, a somar a este valor, os utilizadores terão de pagar a eletricidade consumida ao fornecedor de energia. Com os carregamentos efetuados no posto de Gaia, a Power Dot prevê uma poupança de 20 toneladas de CO2 por ano.

“O futuro da mobilidade passa por reduzir a dependência dos combustíveis fósseis. A Power Dot tem-se posicionado como dinamizadora da mobilidade elétrica em Portugal e marca uma vez mais a diferença ao inaugurar o primeiro posto exclusivamente de carregamento de veículos elétricos. É uma solução única e inovadora no País, que tem lugar numa cidade cada vez mais comprometida com a sustentabilidade, como é Vila Nova de Gaia”, refere José Sacadura, CEO da Power Dot.

Em comunicado, a empresa revela que pretende continuar o seu processo de expansão e chegar a mais de 100 municípios, bem como atingir os 350 postos de carregamento em operação até final de 2020. “O nosso objetivo passa por continuar a alargar a rede pública e privada de pontos de carregamento para veículos elétricos, em particular nos parques de estacionamento que tenham outros serviços associados como supermercados, centros comerciais, retail parks, hospitais ou restaurantes”, adianta o CEO.

Ainda este mês, a Power Dot foi uma das empresas vencedoras do concurso de concessão para a exploração da rede de postos de carregamento da Mobi.E, ao garantir – por dez anos – três dos 11 lotes que correspondem a 175 postos de carregamento de veículos elétricos no Alentejo, Algarve, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, e Norte.

Crédito das imagens: Foto Gomes