Visual minimalista e requintado para um Mercedes Simplex

18/09/2019

Pode parecer um automóvel clássico dos primórdios da própria indústria, mas o ‘Vision Mercedes Simplex’ é um conceito do século XXI que ressuscita a imagem e estilo minimalista das primeiras décadas do século passado.

De acordo com a companhia de Estugarda, que revelou este modelo no Design Essentials de 2019, “simboliza a transição para uma nova era de design e tecnologia”, sendo ao mesmo tempo uma “homenagem ao legado histórico e ao nascimento da marca”.

É preciso retroceder, pois, até à primavera de 1901 para recordar a aparição até então inédita de um carro da Daimler-Motoren-Gesellschaft numa corrida em Nice, França, desenvolvido por Emil Jellinek, e que traduzia já um salto estilístico face ao que era comum.

O Mercedes 35 PS, batizado em honra da filha de Jellinek, Mercedes, trazia uma nova arquitetura e dominou os acontecimentos na corrida que ligou Nice a La Turbie. É esse mesmo design minimalista e ao mesmo tempo evolucionário que a Mercedes Design trouxe à vida no ‘Vision Mercedes Simplex’, um modelo de dois lugares e motorização alternativa, além de interface inovador e digital para os ocupantes. As quatro grandes rodas situam-se nas extremidades do veículo e acabam por ser elas próprias as delimitadoras da carroçaria, numa espécie de ‘aranha’ mecanizada.

O painel 3D no local usualmente ocupado pelo radiador tem um contorno rosado com tonalidade dourada, reminiscente dos radiadores de outras eras, mas aqui tem a palavra ‘Mercedes’ inculcada, bem como animações que fornecem informações quanto ao estado do veículo. A marca aponta que todo o design exterior é uma homenagem ao historial de sucesso da Mercedes-Benz e ao ADN de um carro de competição minimalista. O desenho da coluna de direção e dos botões no painel de instrumentos foi inspirado tanto pelas motos como pelo desenho náutico, não esquecendo ainda diversos detalhes de luxo, como o relógio no painel de instrumentos. Esse revela apenas o essencial para o condutor, através de um ecrã digital.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.