Esta inauguração faz parte do seu ambicioso plano ambiental, ao abrigo do qual a marca sueca pretende reduzir, entre 2018 e 2025, em 40% a sua pegada de carbono com vista a tornar-se uma empresa com impacto ambiental neutro em 2040. Nesse mesmo esforço, a Volvo planeia lançar anualmente um novo modelo 100% elétrico até 2025.
Nesse ano, a marca acredita que cerca de 50% das suas vendas mundiais correspondam a motorizações eletrificadas. Será através da denominação ‘Recharge’ que todos os modelos recarregáveis da Volvo serão conhecidos, sejam eles 100% elétricos ou híbridos plug-in.
Ao longo dos próximos anos a montagem de baterias será uma parte importante das operações de produção da Volvo Cars. A unidade de Ghent irá constituir uma aprendizagem importante que será depois fornecida para outras unidades produtivas maximizando a eficiência dos processos. Recorde-se que, em 2019, a Volvo Cars assinou um acordo de longo prazo com a CATL e com a LG Chem, para o fornecimento de baterias. Estes acordos, cobrem o fornecimento de milhões de baterias que irão equipar os modelos da Volvo e da Polestar na próxima década.
No início deste ano a empresa anunciou que pretende construir uma linha de montagem de baterias na sua fábrica de Charleston, na Carolina do Sul. Prevê-se que esta construção seja iniciada no outono.
A Volvo Cars irá também construir veículos elétricos na sua fábrica de Luqiao, na China, onde os modelos baseados na plataforma CMA serão produzidos em conjunto com os modelos que também utilizam essa plataforma nas marcas Polestar e LYNK & CO.A fábrica de Ghent é uma das duas unidades de produção que a Volvo Cars tem a operar na Europa. Iniciou as suas operações em 1965 e de momento emprega cerca de 6500 pessoas.
