Outubro e novembro são marcados por alguns dos maiores certames mundiais dedicados às duas rodas. Entre o alemão salão de Colónia e o italiano, na última semana em Milão, revelaram-se a todos os apaixonados pelo universo motociclístico as primeiras novidades do ano que se avizinha. Em 2020, o mercado estará repleto de estreias e renovações em todos os segmentos, das desportivas às turísticas, passando pelas clássicas.
Se está a pensar em comprar moto, aí estão as novidades do ano:
Yamaha TMAX 560
A estilosa maxiscooter desportiva volta a elevar a fasquia no capítulo das prestações, ao receber motor novo, que o mais potente que a marca já disponibilizou no modelo, a debitar 46,5 cv e 56 Nm de binário máximo. Avanços também em matéria de manobrabilidade com a adoção de modos de condução, um especialmente pensado para condução urbana, outro gizado para condução mais desportiva em estrada.
Suzuki V-Strom 1050
Há cinco gerações no ativo, desde o lançamento em 2002, a popular trail manteve muitos dos traços do modelo que sai de cena, mas chega no próximo ano profundamente atualizada, com imagem ainda mais “Adventure” e motor bicilíndrico em V, com os 1.037 cc, mas com potência aumentada para os 106 cv. Entre os melhoramentos, o novo sistema S.I.R.S. (Suzuki Intelligent Ride System), com modos de condução atualizados, controlo de tração e assistência no arranque melhorada.
Peugeot Metropolis RS Concept
A nova geração da scooter de três rodas apresentada em 2013 será uma das novidades do próximo ano, com desenho mais desportivo e com mais e melhores tecnologias à disposição. Entre os equipamentos de série, luzes LED, instrumentação digital e conetividade graças à adoção do sistema iConnect.
Energica Eva Ribelle
A superdeportiva elétrica tem motor de 145 cv, mas a sua caraterística mais chamativa é mesmo a enorme bateria de 21,5 kWh, a maior aplicada num modelo de produção em série. Resultado: 230 quilómetros de autonomia em utilização mista, cidade e estrada. Dispõe de carregamento rápido para repor até 80% da carga da bateria em 40 minutos.
MV Agusta Superveloce 800
A superdesportiva tem um dos visuais mais espetaculares do segmento, de linhas muito aerodinâmicas que remetem para os títulos conquistados em pista pelo emblema de Varese. O motor de três cilindros em linha, com soluções importadas diretamente da competição, rende 148 cv às 13000 rpm; o binário máximo é de 88 Nm às 10600 rpm.
Kymco i-One DX
É a versão mais equipada da gama i-One, scooter elétrico com autonomia para cerca de 90 quilómetros a uma velocidade média de 30 km/h. A velocidade máxima está limitada aos 74 km/h, sendo opção mais do que perfeita para uma utilização vincadamente urbana.
Kawasaki Z900
A gama Z da Kawasaki é um sucesso, sendo a 900 uma das mais populares. Disponível nas versões de 90 e 125 cv, recebeu atualização cirúrgica da imagem e de conteúdos. Passa a dispor de sistema de iluminação por LED e modos de condução. As mecânicas cumprem já as normativas Euro5.
Honda SH125i
A acessível Scoopy não será a moto mais glamourosa que pode ter, mas é a funcionalidade que continua a fazer dela um sucesso de vendas: piso plano, 28 litros de capacidade debaixo do assento, posição confortável e um motor despachado com 12,3 cv. Pela primeira vez no modelo, controlo de tração.
Honda CBR1000RR-R Fireblade
A famosíssima japonesa converteu-se na segunda superbike de produção mais potente do mercado, chegando aos 214,6 cv (e 113 Nm de binário máximo…), só atrás da veloz Ducati Panigale V4 R.
Ducati Panigale V4
A “lenda” atualiza-se depois de dois anos no mercado para receber uma série de modificações aerodinâmicas, como uma carenagem mais larga e ailerons que aumentam a estabilidade a altas velocidades. Mantém o motor de 214 cv.
Harley-Davidson Pan America
Trata-se de um modelo pensado para procura uma moto para grandes viagens. Na gama, dois motores, um com 1.250 cc e 145 cv de potência, outro com 975 cc de capacidade, a debitar 115 cv.
BMW S 1000 XR
A trail bávara manteve o motor de 165 cv, evoluindo noutras áreas decisivas: o peso do conjunto desceu para 226 kg, passa a incorporar um novo quadro digital de 6,5 polegadas, a distância entre eixos foi ampliada e aerodinâmica muito melhorada.
BMW F 900 R
Na naked média a marca alemã aumentou a capacidade do motor até aos 895cc, para conseguir extrair mais potência. Debita agora 105 cv e 92 Nm. Passa a dispor de um quadro digital de 6,5 polegadas e dois modos de condução de série, específicos para chuva e estrada.
Aston Martin AMB 001
A primeira moto da Aston Martin é um modelo superexclusivo de que se fabricaram apenas 100 unidades, com motor de 180 cv e peso a rondar os 180 kg. O preço ronda os 100 mil euros, antes de impostos…
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