Harley-Davidson. Símbolo de liberdade e rebeldia, de escapar à civilização e às tradicionais estruturas de autoridade. A marca americana de motociclos foi popularizada para todo o mundo em filmes como “Easy Rider” ou “O Selvagem”, onde as lendárias motos foram guiadas por atores de renome como Peter Fonda, Dennis Hopper ou Marlon Brando. E como é bastante personalizável, não há moto de espírito mais anárquico. Aliás, é tão anárquica e personalizável que também foi usada… pela autoridade.
É o caso deste exemplar de 1942 de uma Harley-Davidson UL. Utilizando o lendário motor V2 “flathead”, com 1210 cc, esta Harley de polícia foi colocada em serviço pela Patrulha de Trânsito do Texas, aproveitando o baixo consumo natural dos veículos de duas rodas para lidar com o racionamento de gasolina, imposto à população civil dos Estados Unidos durante a duração da Segunda Guerra Mundial. Durante o conflito, este exemplar foi usado como escolta de veículos militares, e depois para controlo de tráfego.
Esta não é uma simples Harley “flathead” pintada com as cores da polícia. O tradicional depósito de combustível metálico deu lugar a um reservatório pintado de branco, enquanto as jantes de 16 polegadas de série foram substituídas por jantes de 18 polegadas, que lhe permitiam atingir velocidades máximas mais elevadas sem gastar mais combustível. Também foi-lhe montada uma sirene ativada pelo pé do agente da autoridade.
Esta Harley-Davidson UL permaneceu ao serviço da polícia do Texas até 1957, quando foi vendida como material obsoleto. Mesmo assim, não faltaram candidatos a comprá-la, que a mantiveram no ativo até 1988. Nesse ano, o seu novo dono deu uma vista de olhos pela lista de proprietários e resolveu restaurá-la à sua forma original, mas também passou a estar guardada numa garagem, em vez de percorrer as inóspitas estradas do interior do Texas, como fez numa vida passada. Talvez o novo dono o possa fazer, pois está à venda na casa de leilões RM Sothebys.