Quando algum construtor diz que o seu veículo, não importa qual, é o mais avançado do mundo, está a fazer uma informação muito difícil de provar. Mas a Arc, uma nova marca criada pelo inventor Mark Truman com o apoio da Jaguar Land Rover, está disposta a tentar, anunciando que criou a moto mais avançada do mundo, chamada Vector.
Truman trabalha no White Space, um laboratório de pesquisa onde a Jaguar Land Rover explora novas ideias. Sem possibilidade de construir uma moto, o construtor britânico de automóveis resolveu apoiar Truman se este quisesse transformar a Arc Vector em realidade. E esta moto é inovadora, não tanto na tecnologia usada para fazer este veículo de duas rodas mover-se, mas antes pela experiência sensorial que é capaz de proporcionar a quem está ao comando.
Com uma produção limitada a 399 unidades, a Vector é construída de materiais compósitos, como fibra de carbono, para um peso total bastante reduzido, de apenas 220 kg. O uso destes materiais é necessário por causa da bateria Samsung de 16,8 kWh, que faz com que esta moto elétrica seja capaz de percorrer cerca de 320 km com uma única carga. Em alternativa, fornece energia ao motor de 140 cv, para atingir os 193 km/h de velocidade máxima, demorando 3,3 segundos a atingir os 100 km/h. A bateria demora 45 minutos a recarregar numa tomada de carga rápida.
Mas o que faz da Vector a moto mais avançada do mundo não está apenas na máquina, mas também no fato e no capacete, que é necessário para ligar o motociclo britânico. O capacete Zenith, está equipado com wifi e com um head up display que fornece ao piloto informação relativa à condução, incluindo velocidade e navegação, sem necessitar de tirar os olhos da estrada. O capacete também tem uma câmara de vídeo na parte de trás, que substitui a função do espelho retrovisor. O fato, chamado Origin, está equipado com sensores que servem para avisar o motard de perigos na estrada, nomeadamente no ângulo morto, fazendo vibrar uma parte do fato, e ainda avisa quem está ao comando de quando está perto dos limites.