Bagnaia liderava com Bastianini, mas Martin não demorou a ultrapassar o #23. Bastianini rapidamente caiu para quarto também, com Espargaro a encontrar um caminho. Marc Marquez também estava perto na perseguição quando os cinco primeiros começaram a separar-se.
Mais atrás, Pedro Acosta (Red Bull GASGAS Tech3) e Fabio Di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46 Racing Team) começaram a lutar pela sétima posição. Di Giannantonio encontrou o seu caminho no #31 e começou a duelar com Alex Marquez (Gresini Racing MotoGP™) em sexto, com os dois a trocarem algumas pinturas e o piloto da VR46 a fazer o clássico da Moto3™: bater na parte de trás do assento para dizer “sigam-me”.
Enquanto isso, na frente, a tensão aumentava à medida que Martin se aproximava, à procura de uma oportunidade para atacar Bagnaia na liderança. Ele assumiu a liderança pela primeira vez na volta 12, fazendo a manobra na entrada da curva 3. Atrás da dupla líder, Bastianini encontrou então uma brecha na armadura de Espargaro – entrando nos lugares provisórios do pódio.
Faltavam seis voltas para o fim e sete décimos para Martin. Lenta mas seguramente, isso estava a diminuir. No entanto, era um progresso agonizante, com centésimos e décimos a fazerem a diferença à medida que o #23 se aproximava cada vez mais. Na penúltima volta, ele já estava lá e, de repente, Martin foi ultrapassado uma vez e depois novamente na Curva 3, na segunda vez em que pediu para ser ultrapassado demais para defendê-la. Bastianini ultrapassou-o e passou para a linha de meta na liderança quando a última volta começou.
Em apenas uma volta, Bastianini conseguiu um final fantástico para o Grande Prémio da Grã-Bretanha, abrindo uma diferença magnífica para cruzar a linha e fazer história à frente de Martin e do companheiro de equipa Bagnaia, que conquistou o último lugar no pódio.
Marc Marquez ficou em quarto depois de uma carga tardia em Pecco, mas sem conseguir chegar, e teve de lidar com a sua própria diferença, com Di Giannantonio a subir de10º na grelha para quinto na bandeira axadrezada.
O polaco Espargaro ficou em sexto e estava a ser perseguido por Alex Marquez, com o #73 a terminar apenas 0,227s atrás. Entretanto, Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46 Racing Team) foi oitavo, à frente de Acosta em nono.
O estreante teve mais um forte resultado pontual e ficou à frente de Franco Morbidelli (Prima Pramac Racing), que lutou pelo pelotão para conquistar o último lugar entre os 10 primeiros depois das duas penalizações por Longa Volta após o incidente de sábado.
Com estes resultados, Jorge Martín assume, de novo, o comando do Mundial, com 241 pontos, mais três do que Bagnaia, que desce ao segundo lugar.