Qualquer pequeno resíduo no asfalto, desde óleo a areia, ou até mesmo matéria orgânica morta, pode retirar a aderência ao pneus e fazer a moto cair, levando o motociclista com ela, quase sempre sem hipótese de corrigir o problema, ao contrário do que é possível fazer num automóvel. Para contrabalançar uma queda, seria necessário criar uma força lateral externa, e é isso que a Bosch criou com este jato. Um sensor deteta se uma roda perde aderência e expele um jato de gás, do mesmo modo que um automóvel ativa um airbag. Esta força adicional deverá manter a moto direita.
Existem problemas a resolver, como a necessidade constante de reabastecer o sistema com gás cada vez que é usado, o que poderia tornar-se muito caro. Este é também mais um componente mecânico que aumentaria o preço de venda da moto, e que a maioria dos motociclistas não terá condições de pagar. A Bosch ainda não tem ideia de quando poderá começar a fabricar este sistema, que ainda está numa fase experimental, mas os construtores de motociclo e as seguradoras poderão estar interessados em utilizar esta invenção o mais depressa possível.
A Bosch também está a trabalhar noutros sistemas de segurança para motocicletas, incluindo sistemas de radar para cruise control adaptativo, aviso de colisão e deteção de ângulo morto, que já são encontrados na maioria dos automóveis novos. As motos também vão beneficiar da tecnologia de conexão entre automóveis e infra-estrutura, que está a ser preparada para um futuro com veículos autónomos.
