Os motociclistas são das pessoas mais vulneráveis na estrada. Veículos de duas rodas não têm o mesmo equilíbrio ou estabilidade que veículos com quatro rodas, e a falta de proteção em redor da pessoa que viaja de moto pode resultar em acidentes muito mais graves que num automóvel. Ainda hoje se procuram novas soluções para minimizar este perigo, e a Bosch tem uma nova proposta: colocar jatos nas motos.
Qualquer pequeno resíduo no asfalto, desde óleo a areia, ou até mesmo matéria orgânica morta, pode retirar a aderência ao pneus e fazer a moto cair, levando o motociclista com ela, quase sempre sem hipótese de corrigir o problema, ao contrário do que é possível fazer num automóvel. Para contrabalançar uma queda, seria necessário criar uma força lateral externa, e é isso que a Bosch criou com este jato. Um sensor deteta se uma roda perde aderência e expele um jato de gás, do mesmo modo que um automóvel ativa um airbag. Esta força adicional deverá manter a moto direita.
Existem problemas a resolver, como a necessidade constante de reabastecer o sistema com gás cada vez que é usado, o que poderia tornar-se muito caro. Este é também mais um componente mecânico que aumentaria o preço de venda da moto, e que a maioria dos motociclistas não terá condições de pagar. A Bosch ainda não tem ideia de quando poderá começar a fabricar este sistema, que ainda está numa fase experimental, mas os construtores de motociclo e as seguradoras poderão estar interessados em utilizar esta invenção o mais depressa possível.
A Bosch também está a trabalhar noutros sistemas de segurança para motocicletas, incluindo sistemas de radar para cruise control adaptativo, aviso de colisão e deteção de ângulo morto, que já são encontrados na maioria dos automóveis novos. As motos também vão beneficiar da tecnologia de conexão entre automóveis e infra-estrutura, que está a ser preparada para um futuro com veículos autónomos.