Há muitos anos que a Harley-Davidson não está envolvida nas competições de motociclismo. A sua fama nas últimas décadas tem sido construída é motos feitas para longas viagens na estrada. Mas como a marca revelou um novo futuro, que passa pela criação de motos elétricas, o fã da marca americana também pode ter a oportunidade de experimentar o passado da marca, com uma Harley de corrida que tem mais de 100 anos.
A Harley-Davidson 11-K foi criada em 1915, para marcar o regresso da marca americana à competição depois de uma década de ausência. Esta moto foi criada para participar em provas realizadas em pistas ovais cuja superfície era composta por tábuas de madeira. Estas corridas eram consideradas muito perigosas, mesmo na época, pelo que a vitória significava muito, e a Harley tinha grandes adversárias como a Thor ou a Indian.
A 11-K foi construída de propósito para participar em corridas, pelo que era bastante diferente de qualquer veículo encontrado nas estradas naquela época. Esta Harley não tem travões, nem caixa de velocidades, nem suspensão, e o motor de 1000 cc usa um carburador Schebler preparado para funcionar melhor com a alta rotação do motor. Só custava 300 dólares, pronta a correr, que hoje seria equivalente a 7500 dólares, ou 6500 euros. Ou seja, seria muito mais barata que uma superbike Ducati, cujo preço é de 150 mil euros.
Este exemplar foi encontrado na Argentina, tendo sido restaurado meticulosamente, incluindo as rodas originais e a pintura no exterior depósito de combustível. Está à venda no site de leilões da Mecum Auctions, onde qualquer colecionador interessado deverá ter que gastar à volta de 60 mil dólares (51.500 euros) para a adquirir.