M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Os veículos de duas rodas também estão a ser usados para desenvolver novas tecnologias, neste caso para resolver um problema que tem afetado todos os motociclos desde que estes foram inventados: como evitar que a moto caia. E a Lit Motors, uma startup da Califórnia, tem uma solução para o problema, conseguindo assim criar a moto que nunca cai.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Lit C-1 mantém-se estável com o motor ligado, tanto parada como em movimento, graças a dois giroscópios que estão em movimento constante. Com o motor desligado, a moto tem um apoio que se solta automaticamente. Os giroscópios estão conectados ao sistema de direção com controlo eletrónico, permitindo uma direção leve e suave como um automóvel e até fazer marcha-atrás.

Com uma carroçaria envolvente, para segurança máxima, e um motor elétrico com bateria de 10 kWh, a Lit C-1 tem um peso de 360 kg mas isso não é grande obstáculo para atingir uma autonomia de 320 km. A segurança do ocupante também beneficia de portas reforçadas, airbags e cinto de segurança. Há também espaço para um passageiro e para uma pequena mala no interior.

A empresa americana quer certificar o seu veículo para poder operar em todos os mercados internacionais importantes. Se a C-1 tiver sucesso, dará origem a uma versão de tração às duas rodas, outra para todo-o-terreno e talvez até veículos de quatro rodas.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.