Uma moto sempre teve maior espaço para expressão pessoal do que um automóvel. É possível mexer em mais coisas para tornar uma motocicleta uma extensão da personalidade do seu proprietário, e mesmo um modelo clássica abre espaço para modificações interessantes, em vez de exigir uma restauração idêntica à do modelo original. É o caso desta JAP, uma moto com 80 anos, cuja personalização por Max Hazan valeu um prémio.
A JAP era um dos maiores construtores britânicos entre os anos 30 e os anos 50. Este exemplar de 1938 usa o famoso motor de 500 cc da marca, usado também por motos da concorrência e adaptável a carros de corrida. E o motor é praticamente a única peça original desta JAP 500 Bobber, recriada por Max Hazan, que se mudou há vários anos de Long Island para Los Angeles, para criar motos personalizadas, na sua garagem, a Hazan Motorworks.
Entre as modificações, destaca-se a montagem de uma roda traseira oriunda de uma KTM de motocross, uma dianteira especial encomendada à Chromoly, discos de travão montados na transmissão, e um novo depósito de combustível feito pelo próprio Hazan. Tudo isto trabalha em conjunto num quadro com cobertura de níquel, concebido para imitar o estilo das antigas motos de speedway.
Esta moto com 80 anos de existência, mas com uma essência completamente nova, foi recentemente concorrente no Golden Bolt Motorcycle Show, em Los Angeles, onde foi uma das máquinas mais atrativas para o público e para o júri, que lhe atribuiu o prémio Golden Bolt, com um valor monetário de 25 mil dólares (21 mil euros). Pode não cobrir o custo da criação da JAP, mas deve valer umas encomendas adicionais de novos clientes.