Miguel Oliveira (KTM Tech3 3) vai partir do 16° lugar para a corrida do MotoGP em Brno, na República Checa, depois de não ter conseguido dar seguimento às boas prestações dos treinos livres disputados com o piso muito molhado. Marc Márquez (Repsol Honda) vai partir da pole position com uma performance brilhante que deixou o segundo melhor a 2,5 segundos.

Se as sessões de treinos livres foram disputadas com o piso muito molhado, nas quais o piloto português esteve em destaque, a sessão de qualificação inicial (Q1) foi disputada já com condições de pista a secar, com as motos mais rápidas a ganharam natural ascendente. Ainda assim, Oliveira foi o 16° melhor, naquele que é um bom resultado a pensar na corrida de amanhã.

Na frente, já na fase decisiva (Q2), Márquez esteve em alto nível, arriscando com os pneus slick e assim conseguindo registar mais uma pole, deixando Jack Miller (Pramac Ducati), que também apostou em slicks mas veio a cair, a 2,5s, enquanto o surpreendente Johan Zarco levou a sua KTM oficial ao terceiro lugar da grelha. Esta será a primeira vez que uma KTM alcança a primeira linha da grelha.