Pelo segundo fim de semana consecutivo, o campeonato de MotoGP compete no circuito de Losail, no Qatar, embora desta vez com a denominação GP de Doha. Na sessão de qualificação para a corrida de MotoGP, Miguel Oliveira voltou a sentir bastantes dificuldades com a sua KTM oficial, embora tenha sido o melhor representante da marca austríaca, com o 12º lugar na grelha de partida. O ‘rookie’ Jorge Martin (Pramac Ducati) foi o melhor e vai partir da primeira posição, logo à frente do seu colega de equipa, Johann Zarco.

Num circuito em que a velocidade de ponta se assume como determinante, as motos da KTM continuam a sentir algumas dificuldades, com Miguel Oliveira a conseguir, ainda assim, melhorar face ao fim de semana passado, com o 12º lugar na sessão. A prestação do piloto luso acaba por ser mais lisonjeira do que a do seu colega de equipa, Brad Binder, que não foi além do 18º lugar.

De maneira diametralmente oposta, as Ducati continuam em excelente forma, com Jorge Martin a surpreender e a ficar com a melhor volta, graças a um tempo de 1.53,006s, batendo o seu colega de equipa Zarco por apenas 0,157s. Na terceira posição ficou o vencedor da ronda inaugural de MotoGP, Maverick Viñales (Monster Yamaha), gastando apenas mais 0,161s do que o autor da pole.

Jack Miller, noutra Ducati, ficou com a quarta melhor marca, logo à frente de Fabio Quartararo (Monster Yamaha) e de Francesco Bagnaia (Ducati). O campeão de 2020, Joan Mir (Suzuki Ecstar) melhorou apenas uma posição na qualificação face ao fim de semana passado, registando apenas a nona marca da qualificação.